Somente os voos de testes vão evitar cerca de 350 kg de materiais descartáveis.
Copos, colheres, saleiros e pimenteiros, saquinhos para enjoos, embalagens para roupa de cama, pratos, potinhos individuais de manteiga, garrafas de refrigerante e até escovas de dentes.
Leia também: BK e Suzano juntos no combate ao plástico.
Tudo isso faz parte do serviço oferecido em muitas viagens aéreas. E todos esses itens feitos com plásticos descartáveis foram substituídos, pela Hi Fly, no primeiro voo totalmente “plastic free” que partiu no dia 26 de dezembro de Lisboa, em Portugal.
Mais que uma ação de marketing sustentável, em março de 2018, a companhia aérea privada Hi Fly havia anunciado seu projeto de se livrar dos descartáveis até 2019 e agora, há seis dias para o fim do ano, provou que está buscando soluções para tornar real sua promessa.
Neste primeiro teste estão previstos quatro voos usando o Airbus A340, sendo que o primeiro decolou de Lisboa, em Portugal, vindo para Natal, no Rio Grande do Norte. Ele regressará a Lisboa com passageiros brasileiros. Mais de 700 pessoas participarão dos testes.
Entre as alternativas apresentadas, estão os talheres de bambu, embalagens de papel e recipientes que, uma vez usados, podem ser compostados.
“O histórico voo, sem nenhum item plástico a bordo, reforça nosso compromisso de tornar a Hi Fly a primeira ‘livre de plásticos’ do mundo dentro de 12 meses. É um compromisso que levamos muito a sério.”, afirma o presidente da Hi Fly, Paulo Mirpuri.
O projeto foi possível por meio de parceria com a Fundação Mirpuri e apoio da campanha #MaresLimpos da ONU Meio Ambiente.
Perspectivas
A estimativa da empresa é que apenas com os voos de testes sejam evitados cerca de 350 kg de materiais descartáveis. Em nota, a companhia afirmou que mais de 100 mil voos decolam a cada dia, transportando quase quatro bilhões de passageiros: agora imagine o quanto de plástico descartável é descartado diariamente somente por uma companhia aérea. A mudança poderá ter grandes efeitos e inspirar outras empresas.
Desde 2017, a Hi Fly já sobrevoa com mensagens ecológicas em seus Airbus A330. As medidas, para eliminar o lixo plástico dos oceanos, foram trabalhadas também internamente por meio de ações que envolviam seus funcionários -, inclusive eliminado os plásticos descartáveis nos escritórios.
A companhia também foi importante na decisão portuguesa de eliminar os plásticos descartáveis do país.