MICE

Primeira Cúpula de Sustentabilidade da GBTA busca ações para as viagens de negócios Net Zero

Evento de alto nível reúne quase 300 especialistas globais, indústria de viagens e líderes políticos para esboçar soluções para descarbonizar as viagens de negócios alinhadas com os Objetivos Climáticos de Paris.

Primeira Cúpula de Sustentabilidade da GBTA busca ações para as viagens de negócios Net Zero

O reconhecimento da urgência, o valor da colaboração e a necessidade de ações concretas foram os motores da primeira Cúpula Global de Sustentabilidade da GBTA, que se concentrou na descarbonização das viagens de negócios em alinhamento com o Acordo de Paris – e a 27ª Cúpula das Nações Unidas sobre o Clima (COP27), que aconteceu simultaneamente esta semana no Egito.

Organizada pela Global Business Travel Association, a maior associação mundial dedicada ao setor de viagens de negócios, e seu ramo beneficente, a Fundação GBTA, o evento de alto nível de um dia no Square – Centro de Convenções de Bruxelas atraiu quase 300 participantes globais incluindo o setor de sustentabilidade, indústria de viagens, líderes e especialistas em políticas para esboçar soluções concretas e mapear um plano de ação climática para viagens globais de negócios sustentáveis.

“O nível de engajamento neste evento inaugural mostra que nossa indústria e outros reconhecem que uma abordagem coletiva da sustentabilidade é fundamental – e agir é da maior importância”, disse Delphine Millot, vice-presidente sênior de sustentabilidade do GBTA e diretora administrativa da Fundação GBTA. “Para o GBTA, construir um futuro mais verde significa defender os esforços da indústria, desenvolver e escalar soluções e ferramentas e, finalmente, eliminar a pegada de carbono das viagens de negócios para que as pessoas e as empresas possam continuar a se conectar”.

A-Cupula proporcionou um fórum para conexões essenciais, intercâmbios significativos e discussões francas para os participantes. Em sua conversa inicial, Walter Goetz, Chefe de Gabinete do Comissário de Transportes da Comissão Europeia, destacou o papel das viagens de negócios como uma força para o bem e a importância de dimensionar as soluções para descarbonizar o transporte ao invés de reduzir a demanda.

As expectativas da COP27 e o papel que as empresas podem desempenhar na liderança da transformação foi a premissa do painel de abertura. Caroline Strachan, sócia-diretora da Festive Road, moderou a discussão de uma seção transversal de líderes: Paul Abbott, CEO, American Express Global Business Travel, e presidente da Fundação GBTA; o eurodeputado Jan-Christoph Oetjen, Vice-Presidente da Comissão de Transportes do Parlamento Europeu; Brune Poirson, Diretora de Sustentabilidade, Accor, e Ex-Secretária de Estado do Meio Ambiente da França; e Denise Auclair, Gerente de Campanhas de Viagens Corporativas, Transportes e Meio Ambiente.

As sessões de abertura conduziram os participantes através de discussões sobre tópicos-chave na ação climática, tais como navegar nos padrões de hospitalidade verde, preencher a lacuna na eletromobilidade, encorajar a mudança para o transporte ferroviário, conduzir a precisão dos dados e as melhores práticas no corte de emissões, e aproveitar o papel do Combustível Sustentável para Aviação (SAF) para chegar ao net zero para viagens de negócios até 2050.