Começa nesta quinta-feira (04/09), a programação do Mimo, festival gratuito de música instrumental, em Olinda. Mais de 50 atrações nacionais e internacionais fazem parte do evento, que esse ano acrescenta Tiradentes, em Minas Gerais, à sua lista de cidades – tem também em Ouro Preto (MG) e Paraty (Rio de Janeiro). O festival fica na cidade até o dia 9 de setembro.
A programação vai da música clássica ao jazz, passando pela world music, e as apresentações acontecem nas praças, ruas e igrejas das cidades históricas. Estão confirmados nesta edição – a 11ª – nomes como Chick Corea & The Vigil, Trilok Gurtu, Jordi Savall & Hespérion XXI, Salif Keita, João Donato e Jorge Mautner.
Mais de dez países estão representados na programação: Mali, França, Jamaica, Escócia, Índia, Estados Unidos, Brasil, entre outros. O pianista e compositor norte americano Chick Corea é uma das principais atrações. Ele volta ao Brasil depois de dois anos, agora com um novo grupo, The Vigil. O repertório é o do álbum elétrico mais recente.
Foto: Divulgação.
Entre os brasileiros, um dos destaques é o compositor Jorge Mautner. Ele se apresenta com a banda Tono e conta com a participação especial do cantor e percussionista Otto.
Paraty recebe o Mimo de 10 a 12 de outubro e Tiradentes, de 17 a 19 de outubro. O de Ouro Preto ocorreu no último fim de semana.
Este ano, o Prêmio Mimo Instrumental vai selecionar novos talentos da música para participar da programação. Há 346 inscritos, com idades entre 18 e 35 anos. Há ainda o Festival Mimo de Cinema, com 21 filmes selecionados e incluindo títulos como “Dominguinhos” e “A Música Segundo Tom Jobim”.