O PerifaLions está promovendo o concurso Perifa em Cannes, que busca dar visibilidade a ideias criativas de jovens periféricos. O projeto social tem o objetivo de conectar os integrantes ao mercado publicitário e levará pelo quarto ano consecutivo participantes para o Festival de Cannes. O concurso visa destacar, reconhecer e premiar talentos, facilitando conexões com profissionais e agências do setor.
Na edição atual, o desafio do briefing será para a Uber. Para Bruna Guimarães, gerente de marketing da marca, a aproximação com o projeto veio no momento certo: “Nossa plataforma de comunicação foi pensada para se conectar com o cotidiano do brasileiro – e para isso, a perspectiva de criativos periféricos é essencial”.
O júri, composto por representantes da marca e das agências patrocinadoras, selecionará três duplas vencedoras que ganharão uma viagem com todas as despesas pagas para o Festival, além de bolsas de estudos na CUCA, vagas de estágio e curso intensivo de inglês pré-festival.
Inscrição
Jovens interessados em participar podem realizar o pré-cadastro para receber o briefing do desafio. A primeira etapa consiste neste pré-cadastro por meio do formulário. Já a segunda etapa é composta pela entrega do projeto, que completa a inscrição para esta edição.
A inscrição deve ser feita em dupla e podem participar os talentos periféricos que estejam cursando entre o 3º período da faculdade ou que tenham até 2 anos de formado. O Critério de Participação no PerifaLions também está disponível no link da bio do Instagram do projeto.
Perifa em Cannes
Além das produtoras parcerias, a peça conta com a cocriação de Fabricio Lisboa e Marina Claudino, vencedores do concurso de 2024, e a dupla de diretores Baraúna e Santo Alceu. A filmagem aconteceu na favela da Rocinha, no Rio de Janeiro.
A dupla de diretores conta que “participar do projeto foi gratificante por representar não só nossa visão, mas também a realidade e os sonhos de quem veio de realidade similar a nossa. É uma honra contribuir em um projeto que vai impactar diretamente a vida de pessoas periféricas como nós”.
Fabricio Lisboa, um dos ganhadores da edição de 2024 do Perifa em Cannes, conta que foi a primeira vez que participou ativamente da concepção criativa de uma campanha de verdade: “não poderia ter sido mais especial. A cada cena, a cada linha de roteiro, eu vejo minha realidade, minha história. Devolver isso pro Perifa é só o começo do barulho que ainda vamos fazer. Porque nosso som não para. Ele só aumenta”.
Principais datas:
28/04 a 11/05 – desenvolvimento dos projetos
11/05 – prazo final para entrega (conclusão da inscrição)
12-17/05 – avaliação do júri
18/05 – anúncio dos vencedores