Premiações

Confira a lista completa de jurados do El Ojo de Iberoamérica

O Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica está em contagem regressiva para a sua 22ª edição, que será realizada entre 6 e 8 de novembro em Buenos Aires.

O Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica está em contagem regressiva para a sua 22ª edição, que será realizada entre 6 e 8 de novembro em Buenos Aires.

Durante esses três dias, o El Ojo premiará os melhores trabalhos, empresas e profissionais da Iberoamérica, assim como as melhores ideias e profissionais a nível local.

As principais premiações do mercado você confere aqui.

Leia também: El OJO de Iberoamérica abre inscrições e anuncia novidades.

Ao longo de todas as suas edições, o El Ojo já soma mais de 5 mil jurados de toda a região e mais de 90 Presidentes de Júri. Uma fórmula inovadora e característica da visão integrativa promulgada pelo festival, já que todos os grandes prêmios são definidos graças ao apoio de cada Presidente.

Agora, o El Ojo anuncia quem serão os jurados que farão parte de um rol com mais de 300 profissionais de toda a região iberoamericana. Eles participarão, on-line, da primeira etapa de votação que selecionará os trabalhos finalistas, Bronzes e Ouros.

Na segunda etapa, os Presidentes de Júri de cada categoría se reúnem em Buenos Aires para eleger os Grandes Ojos de cada prêmio, com uma visão mais abrangente.

Veja abaixo a lista completa de Jurados, e também uma mensagem deixada pelos Presidentes de Júri de cada categoría:

Jurados – El Ojo Film

“Vamos valorizar o trabalho latino e o que somos como região, o quão bom somos, mesmo que não tenhamos o Jimmy Kimmel falando sobre o nosso comercial. E mesmo que pareça clichê, vamos apoiar o novo, o diferente, o que entretém em um mundo publicitário que só quer salvar o mundo.” Diego Medvedocky, Presidente da Grey Latinoamérica, Chief Creative Officer da Grey Latam e Presidente da Grey Argentina. Presidente do El Ojo Film.

A lista de jurados desta categoria:

Bruno Acanfora – TBWA\Chiat\Day – Estados Unidos
Edson Athayde – FCB Lisboa – Portugal
Ferju Cuevas Maturana – Athos – Bolívia
Carlos De Javier – Contrapunto BBDO – Espanha
Matías Del Campo – DDB México
Rafael Donato – David SP – Brasil
Mauricio Galván – Anomaly – Estados Unidos
Gabriel Lista – Camara/TBWA – Uruguai
Felipe Luchi – Lew Lara \TBWA – Brasil
Nicolás Massimino – Mercado McCann – Argentina
Wilson Matheos – Leo Burnett TM – Brasil
Adrian “Pipo” Morano – Maruri Grey – Equador
André Pedroso – DDB Colômbia
Gonzalo Ricca – Don – Argentina
José Luis “Coyote” Riveras e Pierola – Circus Grey – Peru
Carlos Andrés Rodríguez – MullenLowe SSP3 – Colômbia
Christian Sánchez Mac Donald – Y&R Peru
Renato Simões – W+K – Brasil
José Ignacio Solari – McCann Santiago – Chile
Pablo Vitale – R/GA BA – Argentina 

Jurados – El Ojo Gráfica e Produção Gráfica

“Gráfica é uma categoria que tem algo maravilhoso, pode nos contar lindas histórias com uma boa fotografia, uma ilustração, um título ou a combinação de todos os itens anteriores. Premiamos ideias atuais, que nos mostram outros caminhos em uma categoria que é tradicional, mas que pode se reinventar de muitas maneiras. Premiamos os briefings impossíveis, os ângulos diferentes em categorias que sempre dizem o mesmo, e claro, reconhecemos o que é perfeitamente executado.” Alexis Ospina, Chief Creative Officer da VMLY&R México, Presidente do El Ojo Gráfica e Produção Gráfica.

A lista de jurados destas categorias:

Alfredo Alquicira Tapia – McCann México – México
Xavo Barona – La Facultad – Equador
Vico Benevides – GTB Brasil – Brasil
María Bernal – Independiente – Estados Unidos
Francisco Cavada – BBDO Chile – Chile
Juan Pablo Curioni – McCann Buenos Aires – Argentina
Huelander Escalante – McCann San José – Costa Rica
Laura Esteves – Y&R Brasil – Brasil
Pedro Ferreira – VMLY&R Lisboa – Portugal
Guillermo Ginés – TBWA Espanha – Espanha
Guilherme Jahara – Sunset DDB – Brasil
Coco Luyo – Monroe – Peru
Adriano Matos – GREY Brasil – Brasil
Ricardo Mendoza – d4 McCann Guatemala – Guatemala
Sebastián “El Bicho” Orlando – Havas Gurisa – Uruguai
Pedro Pérez – Energy BBDO – Estados Unidos
Mauricio Sarmiento – Leo Burnett Colômbia – Colômbia
Ricky Soler – Oneighty / FCB – Puerto Rico
Ariel Soto – BBDO México – México
Jorge Tercarioli – Prana – Paraguai

Jurados – El Ojo Via Pública

“Peço a vocês que levem em conta o meio, as ideias que funcionam bem no meio, que sejam relevantes ao meio, que tenham sido pensadas para o meio. Todos nós temos visto, por exemplo, ideias de Gráfica extraordinárias, com uma execução impecável, ganhar em Via Pública. As vezes funciona, mas às vezes não. Falo de ideias complexas e logos muito pequenos, por exemplo.” Pepe Montalvo, Sócio-Fundador e diretor-geral de Agência Montalvo, Presidente de El Ojo Vía Pública.

A lista de jurados desta categoria:

Sergio Alcocer – Rest of The World – Estados Unidos
Lisandro Cardozo – Grey Argentina
Camilo Carvajal – Publicis Colômbia
Nerea Cierco – DDB Espanha
Juan Ignacio Etchanique – Santo – Argentina
Juan García Escudero – Leo Burnett Madrid – Espanha
Camilo Guanes – Oniria TBWA\ – Paraguai
Freddy Jana – Ogilvy Dominicana – República Dominicana
Ana Noriega – FCB México
Omar Polo – McCann Panamá
Pedro Portugal – 3AWW – Brasil
Juan José Quintana – Orci – Estados Unidos
Fernando Riveros Butorovik – Porta – Chile
Eduardo Salles – MullenLowe Brasil
Diana Triana – McCann Colômbia
Raimundo Undurraga – VMLYR Santiago – Chile
Javier Urbaneja – Publimark MullenLowe – Costa Rica
Rafael Urenha – DPZ&T – Brasil
Facundo Varela – DDB Argentina
Kevin Zung – W/McCann – Brasil

Jurados El Ojo Direto

“Vamos premiar as ideias simples, honestas e provocadoras para esta categoria. Direto, na minha opinião, é uma das categorias mais inspiradoras de todas, e continuamente foi inovada e evoluída a cada festival, sempre tentando chegar diretamente ao consumidor para poder surpreende-lo, alegrá-lo, tocá-lo em alguma fibra emocional que o move ou, simplesmente, tornar a sua vida mais fácil.” Matías Menéndez, Executive Creative Director da Africa. Presidente do El Ojo Direto.

A lista de jurados desta categoria:

Pepe Aguilar – Wing – Estados Unidos
Miguel Bemfica – MRM// McCann Spain – Espanha
Rocío Cuadra – Only IF – México
José Figueroa – BBDO Guatemala
Mauricio Granillo – Geometry México
Federico Green – Wild-fi – Argentina
Diego Lazcano – GREY Uruguai
Cristian “Ritalin” Leon – MRM// McCann Santiago – Chile
Quino Oneto Gaona – Di Paola Latina – Chile
Carlos Oviedo – MullenLowe Delta – Equador
Josafat Padilla – Havas Tribu – Costa Rica
Pablo Pastor – Nexus BBDO – Bolívia
Guilherme Pierri – Peppery – Brasil
Federico Plaza – HOY – Argentina
Juan Camilo Valdivieso – Alma DDB – Estados Unidos

Jurados El Ojo PR

“Gostaria de contribuir como Presidente de Júri e atentar para alguns aspectos que nunca deveríamos esquecer: Criatividade e originalidade; Estratégia; Novos canais e pontos de contato para prescrever (como poder utilizar novos pontos de contato em nossas campanhas, dever ter um claro reconhecimento); Alcance e prescrição (é relativamente fácil haver relações públicas em dimensões reducidas de público, mas conseguir prescrever ou trocar a atitude de inúmeras pessoas, esse é o desafio); Relevância da campanha.” Ana de Castro, General Director da Havas PR e Communications Director da Havas Group Espanha. Presidente do El Ojo PR.

A lista de jurados desta categoria:

Orlando Álvarez – Publicidad Comercial MullenLowe – El Salvador
Ricardo Aviléz – Publicis México
Wagner Cornejo – Jotabequ Grey Costa Rica
Fiorella Frascheri – FCB Montevideo – Uruguai
Abraham Huitron – Weber Shandwick México
Juan Manuel Larco – McCann Quito – Equador
Ricardo Medina – Paradais DDB – Ecuador
Laura Muchnik – Muchnik – Argentina
Renato Pereira – REF+ – Brasil
Yanina Pezzi – Grito – Argentina
Rafael Reina – De la Cruz – Puerto Rico
Esau Vazquez – LTV – México

Jurados El Ojo Media

“Nossa categoria é, sem dúvida, uma das mais representativas. Todos estão seguindo as profundas transformações não somente no nosso mercado, mas em todos, devido as profundas transformações tecnológicas dos últimos anos. Se pensarmos na indústria da Comunicação, uma das áreas que mais se reinventaram foram os meios. Por quê? Por uma simples razão: a jornada do consumidor não é mais linear.” Marco Bebiano, Diretor de Desenvolvimento de Negócios do Google Brasil. Presidente do El Ojo Media.

A lista de jurados desta categoria:

Adriano Alarcon – F.Biz – Brasil
Carlos Arredondo Baena – Geometry Costa Rica
Andrés Briceño Paredes – Havas Group Peru
Iván Calle – Zubi – Estados Unidos
Bruno Dreux – Agencia Amo – Brasil
Carlos Fernández Oxté – Archer Troy – México
Elena García – PS 21 – Espanha
Federico Hauri – VMLY&R Miami – Estados Unidos
Johnatan Lasso – Independiente Panamá
Sebastián Mallarino – Grey Colômbia
Gustavo Marioni – Shackleton Group – Chile
Andrés Ordoñez – FCB Chicago – Estados Unidos
Federico Russi – Leo Burnett México
Rita Salvado – McCann Lisbon – Portugal
Juan Diego Vispo – The Electric Factory – Uruguai

Jurados El Ojo Sports

“Eu sugiro que vocês procurem no rol aquelas ideias que surpreendem, que despertam o fogo interior e o desejo genuíno de ser parte desse mundo e de liberar nosso potencial como seres humanos. Ideias que mudam comportamentos e moldam gerações e culturas, mostrando o melhor da região. Ideias que gostaríamos de produzir e que nos enchem de orgulho quando vemos o show. Se tivermos arrepios, melhor!” Natalia Forster, Sr. Global Client Partner da TBWA\adidas Global Network, Holanda. Presidente do El Ojo Sports.

A lista de jurados desta categoria:

Pablo Battle – Nómades – México
Pablo Buffagni – BBQ Agency – Estados Unidos
Humberto Cunha – Santa Clara – Brasil
Andrés Heredia – TBWA Guate – Guatemala
Leandro Lavizzari – FCB Crea El Salvador
Henry Medina – Ogilvy & Mather Bolivia
Jorge Mendez – Anónimo – México
Santiago Morello – Garabato MullenLowe – Paraguai
Lucas Paulino – el ruso de rocky – Espanha
Paulo Pinto – Havas Portugal
Daniel Requena – FCB&FiRe – Espanha
Fredy Storni – JPG Grupo de Comunicación – Argentina

Jurados El Ojo Rádio

“Como sabemos, o trabalho em rádio não tem somente a forma de um spot de 30 segundos, que é transmitido em estações terrestres ou digitais. Agora, existem durações diferentes que podem estar em muitas plataformas. Justamente por isso, creio que o mais importante durante a avaliação e entrega de troféus é não esquecermos a essência do rádio: roteiros impecavelmente escritos, design de áudio, música, efeitos sonoros e vozes com atuação, tom e inflexão, que, quando combinadas, nos faz sentir que estamos escutando uma história, e não um roteiro.” Aldo Quevedo, Principal/Creative Director da Richards/Lerma, USA. Presidente do El Ojo Radio.

A lista de jurados desta categoria:

Eduardo Baeza Saavedra – RAZA – Bolívia
Daniel Cerillo – 4 am S&S Centroamérica – Guatemala
Mauricio Cortés – DDB Puerto Rico
Félix Del Valle – Ogilvy & Mather Brasil
Gonzalo Figari – dxglobal / Dentsu Espanha
Miguel Ángel Grillo – MullenLowe Interamericana – República Dominicana
Carlos León Leiton – Madison DDB – Costa Rica
Diego Livachoff – Potro – Peru
Santiago Luna Lupo – we believers – Estados Unidos
Omar Montaño – FCB&FiRe / GC Herrera – Equador
Sergio Paoletta – Dhélet Y&R – Argentina
Gastón Potasz – DDB Chile
Pepe Razuri – Publicis Peru
Alejandro Rivas – TBWA Nicarágua
Nacho Vallejo – Amén – Uruguai

Jurados El Ojo Experiência de Marca & Ativação

“Quando analisarmos os cases, gostaria que nossa visão e mensagem fossem além da indústria publicitária. Acredito que deveríamos nos concentrar nesse poder transformador que melhora e emociona a vida das pessoas. Essa categoria é um emblema de tudo o que uma marca pode desenvolver de forma criativa em várias disciplinas, formas, mídias e tons, gerando grande valor agregado em seu segmento.” Marina Saroka, Managing Director da McCann Buenos Aires, Argentina. Presidente do El Ojo Experiência de Marca & Ativação.

A lista de jurados desta categoria:

Federico Ahunchain Papantonakis– Rocknrolla – Guatemala
Diego Alfonso– Havas Creative Colômbia
Natalia Benincasa – México
Gil Blancafort – Yslandia – Espanha
Sebastián Bullorini – Ogilvy & Mather Honduras
Laura Florence – Havas Health You – Brasil
Juan Guerrero – Wunderman Thompson México
Cristian López – KinderLab – Chile
Enzo Mansilla – Wildfi – Uruguai
David Padierna – López Negrete – Estados Unidos
Juan Javier Peña Plaza – GUT Miami – Estados Unidos
Bruno Reggiardo – Wunderman Thompson Peru
Alessandra Sadock– Artplan – Brasil
Nicolás Vara – David Buenos Aires – Argentina
Christian Villalba – Santuario – Equador

El Ojo Digital & Social e Produção Digital

“É importante pensar que esse júri quer celebrar ideias estrategicamente pensadas para usar o ambiente digital e as redes sociais da melhor, mais nova, mais comprometida e memorável maneira. Ter em mente as categorias e subcategorias também é muito importante, mas nosso compromisso de ‘celebrar a ideia que resolve um problema de marca de maneira nova e relevante’ vem em primeiro lugar. Portanto, seja corajoso, seja aberto e seja justo.” Joanna Monteiro, diretora-criativa para Projetos Globais da FCB Global, Brasil. Presidente do El Ojo Digital & Social e Produção Digital.

A lista de jurados destas categorias:

Eduardo Camargo– Mutato – Brasil
Martín Carniglia– R/GA BA – Argentina
Diego Casariego Martínez– RK People – Espanha
Pablo Castillo– Interaction – Costa Rica
Federico Durán– Circus Los Angeles – Estados Unidos
Dogura Kozonoe– Cheil Brasil l
Julián Mercado– Wunderman Thompson Colômbia
Álvaro Miguel– DDB Latina – Estados Unidos
Yuri Mussoly– Facebook – Brasil
Edwin Pineda– Geometry Colômbia
Mario Sánchez del Real– Peanuts Monkeys – Espanha
Pepe Sayus– Mutato – Argentina
Samer Zeidan– Wunderman Thompson Chile

E Tercer Ojo, El Ojo Campanhas Integradas e Melhor Idéia Latina para o Mundo

“Ao meu entendimento, a Melhor Campanha Integrada não deveria ser aquela que simplesmente combina vários meios, ações ou aplicações, e sim a melhor que os integra em função de contar uma história. Por favor, vamos votar nessas ideias que, além de muito boas, usam as possibilidades que as diferentes mídias nos dão para completar uma ótima história. O Terceiro Olho deve recompensar as ideias que abrem caminhos, difíceis de serem catalogados ou moldados. Eu adoraria ver uma daquelas ideias que mudam as coisas para sempre.” Tomas Ostiglia, Diretor Criativo Executivo da LOLA MullenLowe Madrid, Espanha. Presidente do El Tercer Ojo, El Ojo Campanhas Integradas e Melhor Ideia Latina para o Mundo.

A lista de jurados destas categorias:

Rodolfo Borrell– Pagés BBDO – República Dominicana
Ramiro Eduardo– Ogilvy & Mather Guatemala
Ignacio Ferioli– GUT Buenos Aires – Argentina
Mónica Moro– McCann Espanha
José Luis Moro– Pingüino – Espanha
Humberto Polar– Grey México
Ehr Ray– BETC Havas – Brasil
Jaime Rosado– RTand – Puerto Rico
Catalina Sánchez– VMLY&R Colômbia
Tony Sarroca– Simple – Chile
Alvar Suñol– Alma – Estados Unidos
Mario Taglioretti– Publicis Impetu – Uruguai
Elías Weinstock– Casanova / McCann – Estados Unidos

El Ojo Produção Audiovisual e El Ojo Produção de Áudio e Som

“Acho que devemos tentar distanciar a criatividade da execução na maioria das categorias. Entendo que os dois andam juntos, mas no momento que estamos avaliando categorias como fotografia, direção de arte e elenco, devemos tentar não pensar em criação, nem em como a agência liderou a criação do filme, mas em como foi filmado e feito, de modo a elevar o nível da própria ideia inicial. O mesmo raciocinio também se aplica à produção de áudio e som. O importante deve ser o quão complexa (ou simples, ou ótima) foram as produções das peças que serão julgadas.” Vellas, Sócio e Diretor de Cena da Saigon, Brasil. Presidente do El Ojo Produção Audiovisual e El Ojo Produção de Áudio & Som.

A lista de jurados de Produção Audiovisual:

Roberto Aguilera– Santos Films – México
Pollo Arce– Central Films – México
Mayra Auad– Yourmama – Brasil
María Teresa Benvenuto– Canica Films – Peru
Agustina Canton– Austria – Equador
Agustín Carbonere– Landia – Argentina
Mauricio Clavijo– Oriental Films – México
Henrique Danieletto– Iconoclast – Brasil
Santiago Dulce– Primo – Argentina
Pedro Pablo Escobar– Makina – Bolívia
Paulo Garcia– Zombie Studio – Brasil
Álvaro Gorospe– Garlic – Espanha
Charly Gutierrez– Oriental Films – Uruguai
Alejandro Houston– The Lab – Paraguai
Coco Irei– Apaga Incendios – Peru
Tarek Kahhat– Fertil – Peru
Julieta Kropivka– Kubrik any Story any Media – Peru
Alejandro Noriega– Rebeca – Peru
Francisco Papparella– Landia – México
Gustavo Pérez– Bombay – Uruguai
Cristobal Pérez-Gazitúa S.– believe.tv – Chile
Cassiano Prado– Stink Filmes – Brasil
Nicolás Puenzo– La Sagrada Familia – Argentina
Francisco Pugliese– D´Avant-Garde – Estados Unidos
Ale Rey– Huinca Cine – Argentina
Nora Salgado– Titan – Equador
Ian SBF– O2 Filmes – Brasil
Mariana Souza– Apro – Brasil
Renzo Talavera– Thownhouse – Peru
Miguel Varela– Garage Films – Portugal

A lista de jurados de Produção de Áudio e Som:

Daniel Chirinos– Espinaca – Peru
Paulinho Corcione– Lucha Libre Audio – Brasil
Lucas Duque– Sonido Lisboa – Portugal
Alexis Estiz– Pickle Music – Estados Unidos
Lucas Mayer– DaHouse – Brasil
Damián Minckas– Papamusic – Argentina
Janecy Nascimento– Loud Audio – Brasil
Lucas Sfair– Canja Audio – Brasil
Alberto Slezynger– Personal Music Inc – Estados Unidos

Jurados El Ojo Eficácia

“Será muito importante poder identificar as ideias com um objetivo estratégico claro, que partam de um insight verdadeiro e resolvam o desafio de uma forma criativa, nova e atual. Os resultados alcançados também serão fundamentais, no entanto, é importante avaliar se a ideia foi o que os gerou. Espero que, juntos, possamos entregar a coroa aos cases que impulsionam a nossa industria. Vamos garantir a atenção correta a cada uma, avaliando o que cada caso implica, vamos olhar além do vídeo case produzido.” Clarissa Pantoja, Diretora da Cerveja Corona, México. Presidente de El Ojo Eficácia.

A lista de jurados desta categoria:

Elena Alti – Santander – Espanha
Juan Carlos Dalto – Savencia Latam – Argentina
Lucia Díaz Sas – P&G – Panamá
Antonio Furlan – YoCo – Guatemala
Giannina Galanti Podesta – Quilmes – Argentina
Luis Gerardín – Vivaldi Group Latam – Argentina
Miguel Justribó – Telepizza – Espanha
Romina Martignoni – Accenture – Argentina
Marcelo Pascoa – Burger King – Estados Unidos
Viviane Pepe – Avon – Brasil
Alfredo Quiñones – Coca-Cola Latam – Peru
Samanta Ramírez – La Caja – Argentina
Santiago Sanguinetti – BBVA – Argentina
Rosana Vilcarromero – Plaza Vea – Peru
Martín Watson – Pepsi – Argentina

Jurados El Ojo Sustentável

“O esforço e a paixão que colocamos em nosso trabalho, devemos colocar também na hora de julgar. Vamos dedicar um tempo para votar em cada trabalho com a seriedade que ele merece. Imagine que nossas peças também serão votadas por um júri como nós. Gostaríamos que eles dedicassem o tempo necessário depois de tanto esforço, certo? Vamos fazer isso. Que lindo poder celebrar o melhor da criatividade da América Latina neste grande festival que todos queremos vencer e que esperamos por ele todos os anos.” Tony Waissmann, Chief Creative Officer da Geometry Argentina. Presidente do El Ojo Sustentável

A lista de jurados desta categoria:

Juan Bernardez – White Rabbit – Costa Rica
Victor Bertrand – FCB Crea Honduras
Clarissa Biaggi – TBWA\San Juan – Puerto Rico
Jaime Cueto – Ogilvy & Mather Nicarágua
Beto Fernández – Activista Los Angeles – Estados Unidos
Nelson Fragoso – Pedro Juan y Diego – Chile
Ingrid Lira – Chile
Víctor Pardo – eltaier DDB Centro Guatemala
Nicolás Romanó – Wunderman Thompson Brasil
Ignacio Soria – Havas Spain – Espanha
Carlos Verastegui – Ache – México
Fernando Zuber – Arredo – Argentina

Jurados El Ojo Conteúdo

“Sejamos claros em premiar grandes ideias sem perder de vista a categoria. O El Ojo Conteúdo celebra as melhores ideias que foram desenvolvidas para uma marca ou em conjunto com uma marca a fim de entreter, aprimorar e comunicar uma mensagem da marca ou conectar-se com os consumidores de uma maneira inovadora, não invasiva e atraente. Eu gosto muito do termo “não invasivo”, por isso, consideremos esse ponto como obrigatório.” Tony Waissmann, Chief Creative Officer da Geometry Argentina. Presidente de El Ojo Conteúdo

A lista de jurados desta categoria:

Gian Carlo Lanfranco – Lanfranco & Cordoba – Estados Unidos
Álvaro Noboa – Leo Burnett Dominicana – República Dominicana
Juan Nonzioli – Shackleton – Espanha
Daniel Pérez Pallares – Grey Chile
Beatríz Saez – HBO Latin America – Estados Unidos
Rafael Santamarina – Grey Espanha
Fred Siqueira – Ampfy – Brasil
Arturo Suárez – Cheil Colômbia
André Takeda – The Walt Disney Company Latin America – Argentina
Sergio Terry – Houdini – Peru
André Toledo – David Madrid – Espanha
Renato Zandona – AKQA – Brasil

Jurados El Ojo Creative Data

“A criatividade é forte quando nos impacta ao ponto de gerar sentimentos. A ideia é que julguemos desde os critérios intrínsecos das categorias e somente os recomendo manter o olhar latino ao avaliar as ideias, independente se esta já foi premiada em outros festivais ou não. Se é criativo para o nosso meio e para as nossas realidades ou não. Confio no critério e neutralidade de vocês.” Daniel Arbelaez, Senior Manager Digital da Accenture Colômbia. Presidente do El Ojo Creative Data

A lista de jurados desta categoria:

Rafael Caldeira – SOKO – Brasil
Juan Calvo – Wunderman Argentina
Martín Carniglia – R/GA BA – Argentina
Santiago Cortés – Geometry Latam México
José Luis Flores – Base 10 – México
Guiga Guiacomo – Tribal Brasil
Adriano Lombardi – Geometry Peru
Germán Rodríguez – Findasense – Argentina
Juan Rodríguez Varela – Accenture Argentina

Jurados El Ojo Inovação

“Inovação é mudança, transformação e, mesmo que não se trate de discutir o que é ou o que não é inovação, a ideia é que julguemos um par de critérios comuns mais os intrínsecos das categorias. Os convido para manter o olhar latino ao avaliar ideias e, como já disse anteriormente, sem se importar se já houve premiação em outros festivais. Se é inovador para o nosso meio e para as nossas realidades ou não. Como critério adicional, os convido a evitar a armadilha de considerar que criatividade é inovação.” Daniel Arbelaez, Senior Manager Digital da Accenture Colômbia. Presidente do El Ojo Inovação

A lista de jurados desta categoria:

Mercedes Aizawa – Wunderman Argentina
Mario Astutti – Soda Pasta – Argentina
Dauquen Chabeldín – Circus Marketing – México
Fabiano Coura – R/GA Brasil
Joaquin Espagnol – Espanha
Sergio Franco – Fahrenheit DDB – Peru
Héctor Hernández – McCann Miami – Estados Unidos
Juan Pérez Sánchez – Accenture Argentina
Aníbal Quiñones – Arteaga – Puerto Rico
Ramiro Rodríguez Cohen – FCB Buenos Aires – Argentina

Jurados El Ojo Design

“Esta categoria nos pede originalidade e muita habilidade. Mas também nos pede um propósito. Ideias que ajudam a fazer um mundo melhor. É claro que a estética importa, mas a emoção que uma peça nos causa importa ainda mais. Somos latinos. Reagimos a um toque, ao que vemos, ouvimos e sentimos. Temos as emoções a flor da pele. Nesta viagem, peço que sejam exigentes. Que defendam a criatividade, mas também a relevância. Ideias poderosas que sejam capazes de inspirar mais jovens, mais criativos, mais pessoas, mais marcas.” Nuno Presa Cardoso, Founder & Creative Director de NOSSA™, Portugal. Presidente do El Ojo Design.

A lista de jurados desta categoria:

Carolina Aguilar – Mercado McCann – Estados Unidos
Tomás Almuna – R/GA New York – Estados Unidos
Isusko Artabe – Dimension – Espanha
Thiago Baron – DOJO – Brasil
María Luján Donaire – Geometry Argentina
Favio Encinas – Rock and roll – Bolívia
Felix Ferreras – TBWA Dominicana – República Dominicana
Carlos Guerra – Bestia – Chile
Pablo Naval – Publicis Equador
Hugo Filipe Pinto – Ray Gun – Portugal
Alejandro Rebull – Paraguai
Gustavo Zapata – Dieste – Estados Unidos.