A terceira edição deste ano do curso de qualificação Porto Alegre Turística teve início na quarta-feira (13/03).
Realizada pela Escola Social de Turismo, da Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR), a capacitação é gratuita e tem como foco preparar trabalhadores da iniciativa privada, de entidades do trade turístico, universitários e demais segmentos relacionados ao setor para bem acolher os turistas. As vagas para esta edição e para o mês de abril estão esgotadas devido à grande procura.
O curso é divido em três encontros, em que são apresentadas as potencialidades turísticas da Capital, as opções culturais e de lazer e serviços receptivos que a cidade oferece aos visitantes.
Além dos atrativos turísticos, são abordados conceitos de acolhimento, hospitalidade, atendimento, turista-cidadão, patrimônio histórico e cultural. Também está incluído na programação um passeio no city tour Linha Turismo para reconhecimento dos atrativos.
Já hoje (15/03) será a vez dos taxistas, cerca de 25 profissionais inscritos no curso Táxi Turismo, do Serviço de Aprendizagem do Transporte (Senat). A programação se iniciará às 8h30, com um workshop onde a equipe técnica da SMTUR repassará ao grupo noções básicas sobre o que é atividade turística e sua cadeia produtiva, além de informações atualizadas dos principais atrativos da cidade.
Os profissionais conhecerão dados sobre o perfil do visitante que a Capital recebe e ganharão material impresso, com o conteúdo ministrado na oficina para servir de fonte de consulta. Na sequência, às 10h30, os taxistas farão um passeio de familiarização na Linha Turismo, roteiro Centro Histórico.
A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) ofereceu curso gratuito de inglês e espanhol para 600 agentes de trânsito e funcionários de atendimento. As turmas serão divididas em 300 alunos por idioma.
As aulas, até dezembro, acontecerão na sede da empresa People, contratada via licitação pública. Ao todo, os alunos terão 150 horas de aulas com o foco na conversação, com encontros de quatro horas, uma vez por semana.
Foram realizados testes de nivelamento para inserir os servidores em níveis específicos de aprendizado.
“Nossos agentes e funcionários de atendimento ao público também representarão um cartão de visitas da cidade. Por isso, estamos investindo nesse curso. É mais uma oportunidade que a Copa do Mundo nos permite. A qualificação do atendimento ao turista também possibilitará um legado deste grande evento”, afirmou Vanderlei Cappellari, diretor-presidente da EPTC.