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Porto Alegre aposta no turismo de eventos

As oportunidades promovidas pela Copa do Mundo trouxeram para a Capital mais do que a expectativa temporária, mantida apenas durante a realização do Mundial.

As oportunidades promovidas pela Copa do Mundo trouxeram para Porto Alegre mais do que a expectativa temporária, mantida apenas durante a realização do Mundial.

O evento esportivo, considerado o maior do planeta, impulsionou segmentos que, depois de instalados, tornam-se parte da estrutura da cidade, ficam como legado, termo que tem sido explorado à exaustão, mas que representa bem o setor hoteleiro.

Os investimentos em ampliação da rede aumentaram em mais de 53% o número de leitos disponíveis na Capital, que passaram de 13 mil em 2007, ano que foi anunciada a realização da Copa do Mundo no Brasil, para 20 mil neste ano. E, apesar de estarmos em um ano atípico, o boom hoteleiro mantém-se forte.

Porto Alegre oscila entre o terceiro e o quarto lugar na captação de convenções (Foto: Ivo Gonçalves/PMPA).
Porto Alegre oscila entre o terceiro e o quarto lugar na captação de convenções (Foto: Ivo Gonçalves/PMPA).

De acordo com o superintendente do Porto Alegre Convention & Visitors Bureau, José Amilton Lopes, a perspectiva é de que, nos próximos dois anos, a quantidade de leitos chegue a 24 mil.

“Porto Alegre não precisaria ter mais hotéis. É desafiador esse cenário, mas o mercado aposta nesse crescimento. Os investidores olham para Porto Alegre com a perspectiva de que a cidade tem espaço para evoluir.”, pontua José Amilton. O desafio está colocado: como adequar oferta e demanda para além da Copa do Mundo?

A resposta possível, e que ganha cada vez mais evidência no mundo todo, vem de um setor específico do ramo, o turismo de eventos e negócios. O segmento – conhecido também como M.I.C.E. (Meetings, Incentives, Conventions e Exhibitions, ou, em português, Encontros, Incentivos, Convenções e Exposições) – é disputadíssimo.

A cidade que recebe um evento de grande porte garante o movimento de toda uma cadeia, que engloba acomodações, gastronomia e uma série de serviços, com um ganho a mais: atrai um perfil diferenciado de turista, que tem um consumo médio maior do que os demais.