Após um período de constante recuperação de COVID, a publicidade fora de casa está atingindo novamente sua alta pontuação. E com isso, há a chance de cada marqueteiro acompanhar os fãs através do metrô ou das arenas esportivas que estão se enchendo agora.
Você assiste a jogos esportivos em um estádio? Ou você prefere fazê-lo de casa e de sua aconchegante cadeira? Se você está entre estes últimos, escolha uma das casas de apostas que aceitam Pix e faça apostas em suas equipes favoritas!
Graças à tecnologia e mudanças radicais na forma como os anúncios fora de casa são vendidos e entregues, o marketing em grandes eventos esportivos nunca foi tão acessível às marcas ou mais envolvente.
É do conhecimento comum de qualquer especialista em marketing que os fãs são leais, profundamente investidos emocionalmente em suas equipes e profundamente atentos quando comparecem pessoalmente aos eventos. A novidade é que os torcedores agora têm maiores expectativas para a experiência presencial.
O fato é que durante décadas, a publicidade nos estádios foi o domínio de algumas dezenas de ‘mega brands’ que podiam comprar direitos de nome ou se tornar o fabricante oficial de cerveja ou snack-maker de um time conhecido.
Mas graças aos avanços na tecnologia digital, o estádio médio pode criar novos clientes, conforme necessário, com prazos curtos. Os aplicativos móveis oferecem novas possibilidades promocionais, também. E os gritos da marca dos amados anunciantes de estádios ainda soam verdadeiros para os torcedores.
Como os patrocinadores tradicionais fecharam a maioria do inventário estático, em alguns estádios os torcedores se viram olhando para os mesmos logotipos durante anos. Agora que tanto espaço publicitário nos estádios é dinâmico, as marcas podem entregar mensagens oportunas usando muito mais memoráveis e criativas. Estamos vendo estúdios de cinema usarem fitas digitais para promover uma queda de recursos naquele dia naquela cidade enquanto mostram o trailer na tela do jumbo e tecendo em ativações personalizadas que unem o filme aos fãs daquela equipe durante todo o jogo.
Durante grande parte de sua história, o marketing nos estádios foi simplesmente um veículo de conscientização. Mas hoje, dada a onipresença dos dispositivos móveis, juntamente com o aumento do uso de ingressos digitais e aplicativos nos estádios, as marcas podem patrocinar quizzes ou jogos interativos, incorporar mensagens de chamada para ação e rastrear o impacto real.
Os marqueteiros podem usar códigos QR para avaliar compras pós-evento ou empregar tecnologia de geofencing para acompanhar os visitantes depois que eles deixam o evento. Assim, quando esse trailer de filme é compartilhado via sinalização digital em um jogo, uma promoção de acompanhamento pode ser direcionada aos fãs mais tarde quando eles estiverem navegando em um site de notícias ou mídia social.
Há uma peculiaridade para os marqueteiros que buscam entrar em contato com a publicidade nos estádios: ao contrário de outros mercados de publicidade digital, não há um portal único que facilite a compra de multimídia em vastos locais de estádios.
Isso cria um grande peso para o planejamento de mídia de uma marca e equipes criativas para lidar, especialmente quando uma campanha é dimensionada para várias equipes ao mesmo tempo. Dito isto, para um número crescente de marcas e marqueteiros, o esforço vale a pena.