Mídia

Qual foi o plano da Disney para divulgar “Quarteto Fantástico” no Brasil

Marca tradicional do entretenimento traçou uma rota robusta de ativações para dar continuidade ao seu universo cinematográfico

O filme “Quarteto Fantástico”, do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU) levou 2,58 milhões de brasileiros aos cinemas, arrecadando quase R$55 milhões em bilheteria, e parte do sucesso do filme veio do plano promocional que a Disney estabeleceu para divulgá-lo no Brasil.

Segundo a marca, foram conduzidas diversas ativações e inserções de mídia no intuito de ampliar a percepção pública sobre o filme. Confira a seguir quais foram os passos dados pela empresa para este objetivo:

Quarteto Fantástico: como a Disney assegurou a visibilidade do filme no Brasil

plano disney quarteto fantástico
Imagem: Disney/Divulgação

Apesar do filme ter o subtítulo “Primeiros Passos”, essa nem de longe foi a primeira ação de comunicação da Disney para seus filmes. Ainda assim, os “passos” (trocadilho infame pelo qual não vamos pedir desculpas) dados merecem destaque, dada a abrangência do plano.

  • Durante a CCXP do México (30 de maio a 1º de junho), Luciano Amaral, em nome da Disney Brasil, surpreendeu o elenco entregando presentes de uma “autêntica vovó brasileira” e apresentando uma nova integrante simbólica da família; a iniciativa emocionou o elenco e gerou grande engajamento espontâneo nas redes da Marvel Brasil.
  • Na Avenida Paulista, em frente ao Shopping Cidade São Paulo, foi montada uma ativação dentro das chamadas “4 Semanas Fantásticas”, com a recriação da icônica sala da família do filme — um espaço descrito como instagramável e temático. O espaço na Paulista ofereceu brindes exclusivos e experiências interativas, atraindo centenas de fãs ao local durante a ativação. No mesmo dia da ativação houve uma exibição exclusiva para fãs, influenciadores e jornalistas, em que foram mostrados 27 minutos inéditos do longa, ação que aumentou a expectativa e gerou ampla repercussão entre os convidados.
  • Em cinemas selecionados de diversas regiões do país foram distribuídos brindes colecionáveis, incluindo máscaras do personagem Coisa, porta-copos, cards e bandeirinhas idênticas às utilizadas no filme.
  • No dia 17 de julho, o universo do filme invadiu o programa Mais Você (TV Globo) com uma participação especial que contou com Louro Pascal, Gil do Vigor e Juliana Massaoka, em uma programação descrita como inédita e descontraída.
  • A pré-estreia nacional, realizada em 22 de julho, reuniu imprensa, celebridades, influenciadores e fãs em uma celebração multiplataforma marcada por emoção e criatividade.
  • Durante a pré-estreia o Coral Moment’s de Ópera interpretou a trilha sonora oficial do filme para os convidados, integrando a programação do evento.
  • A campanha incluiu um plano de mídia de impacto com presença em espaços de grande circulação durante as férias escolares, citando especificamente parques, aeroportos, estradas e mobiliário urbano para garantir ampla visibilidade.

Fora isso, o plano de ação da Disney envolveu inserções do “Quarteto Fantástico” em práticas de branding com vários sites de notícias, a fim de garantir cobertura midiática para o público cinéfilo.

Rafael Arbulu

Redator

Jornalista há (quase) 20 anos, passeando por editorias como entretenimento, tecnologia e negócios, sempre com um olhar crítico e praticamente nostálgico. Por toda a sua carreira, sempre buscou detalhar desde as tendências mais disruptivas do mercado até as curiosidades culturais que desafiam a lógica do "só porque é novo, é melhor". Fã de vinis, cervejas especiais e grandes sagas literárias, ele traz para os textos doses generosas de referências pop – mas sem esquecer que, no universo corporativo, até o lado B precisa fazer sentido.

Jornalista há (quase) 20 anos, passeando por editorias como entretenimento, tecnologia e negócios, sempre com um olhar crítico e praticamente nostálgico. Por toda a sua carreira, sempre buscou detalhar desde as tendências mais disruptivas do mercado até as curiosidades culturais que desafiam a lógica do "só porque é novo, é melhor". Fã de vinis, cervejas especiais e grandes sagas literárias, ele traz para os textos doses generosas de referências pop – mas sem esquecer que, no universo corporativo, até o lado B precisa fazer sentido.