A agência de Comunicação Plan B foi responsável pela criação de soluções inovadoras de comunicação on-line para o FDC Experience 2012, que aconteceu nos dias 13 e 14/09, no Campus Aloysio Faria, em Nova Lima (MG).
O programa, promovido anualmente pela Fundação Dom Cabral, oitava “Melhor Escola de Negócios do Mundo”, segundo o ranking 2012 do Financial Times, teve o objetivo de reunir executivos, professores e especialistas de diversas áreas para experimentar e repensar a gestão contemporânea sob diversos e inusitados pontos de vista. Entre os palestrantes do evento estavam Gilberto Dimenstein, Bernardo Paz e Marcelo Gleiser, por exemplo.
As ações de comunicação on-line criadas pela Plan B aconteceram antes e durante o evento, e também continuarão após o encontro. Foram utilizados as redes sociais Twitter, Facebook, LinkedIn e Foursquare, e o YouTube.
Dentro da estratégia pré-evento, a agência disponibilizou uma aba do FDC Experience no Facebook com vídeos, apresentações sobre gestão, fotos do encontro do ano passado, links para inscrição e a programação completa. Com as ações, em agosto, o número de fãs da FDC no Facebook cresceu 40,9%.
“Um dos destaques deste trabalho foi a criação de uma plataforma mobile integrada ao LinkedIn, para os participantes utilizarem nos dias do evento, para ampliar o networking, as discussões em pauta, a troca e a conexão, além de ter a programação detalhada do encontro e fotos”, explica o diretor Novos Negócios e Atendimento da Plan B, Thiago Miqueri.
Cerca de 40% dos participantes se conectaram à plataforma mobile e enviaram aproximadamente 200 comentários. Nos dias do evento, a agência fez a cobertura on-line nas redes sociais, compartilhando com a base da FDC as principais informações e fotos, e promoveu uma série de ações com o objetivo de integrar os executivos e disponibilizar as informações aos demais interessados.
“No Twitter, a cobertura foi real time, com várias publicações sobre as palestras e oficinas. No Facebook, publicamos fotos dos espaços, das oficinas e um resumo de cada palestra. No LinkedIn, também postamos um resumo das palestras”, detalha Miqueri.
Após o FDC Experience, a Plan B vai manter as abas no Facebook e LinkedIn, a plataforma mobile e criar um grupo de discussão no LinkedIn . “Utilizaremos o próprio conteúdo exclusivo do eventopara manter o público-alvo interessado no tema e chamar as pessoas para as próximas edições”, explica Miqueri.