Experiência de Marca

Pirelli e Alfa Romeo vão juntas para a pista

A colaboração histórica entre as marcas abre um novo capítulo com a parceira técnica entre a fabricante de pneus e a montadora no seu evento “Alfa Romeo Driving Academy”, na pista de testes do grupo FCA em Balocco.

Pirelli e Alfa Romeo vão juntas para a pista

A colaboração histórica entre as marcas abre um novo capítulo com a parceira técnica entre a fabricante de pneus e a montadora no seu evento “Alfa Romeo Driving Academy”, na pista de testes do grupo FCA em Balocco.

Isto revela os segredos por trás da dinâmica avançada dos veículos da Alfa Romeo. Testes em pista e inovações técnicas (da suspensão para os pneus) explicam como a última geração reconquistou seu lugar de direito no topo da classe premium.

O Alfa Romeo 158 de 1950, o primeiro carro a vencer uma corrida e o campeonato de Fórmula 1, foi equipado com pneus Pirelli. Pilotado pelo lendário Nino Farina, o Alfa contou com a borracha igualmente lendária do Pirelli Stella Bianca.

Em 2013, o Alfa Romeo 4C venceu vários supercarros para conquistar um recorde de Nürburgring-Nordschleife, colado à pista graças a sua borracha do Pirelli P Zero Trofeo R, enquanto que em 2016 o P Zero Corsa ajudou o Giulia Quadrifoglio a se tornar o sedã mais rápido no circuito icónico. Apenas um ano mais tarde o Stelvio Quadrifoglio conquistou o Nordschleife com pneus P Zero para conquistar o registro de SUV mais rápido do mundo.

Combinação perfeita: Pirelli e Alfa Romeo

 

Além do próprio campo de provas da Pirelli, o centro de testes de Balocco, construído pela Alfa Romeo na década de 1970 e depois incorporada ao grupo FCA, era um dos lugares onde ocorreu o desenvolvimento compartilhado de carros Alfa e pneus. Então para a Pirelli isto marca um retorno notável para o local, desta vez como parceiro técnico na Academia de Pilotagem da Alfa Romeo.

 

Foi também uma oportunidade para destacar as diferenças técnicas entre os pneus marcados e não marcados, que muitas vezes podem ser vistos mesmo com o olho nu: estruturas, compostos e materiais reforçados em pneus marcados são projetados especificamente em cada ocasião para complementar as características dos carros que estão instaladas.

 

É uma abordagem sob medida para produção de pneus, garantida por mais de 1.800 engenheiros que trabalham no departamento de pesquisa e desenvolvimento da Pirelli, 31 colaborações com universidades e 6,5% da receita de produtos de alto valor reinvestidos anualmente em pesquisa e desenvolvimento. Isso resume a estratégia da Pirelli de “Perfect Fit”, criada para fornecer todos os carros com o melhor pneu possível.