O dia 25/10 ganhou tons de rosa, na cidade administrativa de Presidente Tancredo Neves. Sombrinhas, toalhas e tendas enfeitaram o local durante o “Piquenique Rosa”, uma das atividades que encerrou a ação do Outubro Rosa em Minas Gerais.
A ação de marketing promocional teve como objetivo despertar a atenção das mulheres sobre a importância da realização da mamografia como estratégia de prevenção do câncer de mama.

A servidora pública Andreia Aparecida Mota Simplício, reconhece em ações como esta uma oportunidade para sensibilizar mulheres. “Na correria do dia a dia, as mulheres acabam não se preocupando com a saúde, deixando de fazer a mamografia. Por isso, é tão importante, mesmo para as mulheres mais jovens, a sensibilização para a prevenção, afinal, essa é a melhor forma de lutar contra o câncer de mama”, afirma Andreia.
Durante o piquenique, foram distribuídos algodão doce rosa e pipoca rosa, picolés de morango e folhetos com informações sobre a campanha de controle do câncer. Um caminhão equipado com unidade de mamógrafo móvel continua no gramado da Cidade Administrativa, realizando 50 exames diários até o dia 31/10.
A referência técnica do Programa de Controle do Câncer de Mama da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, Elói Martins Diniz da Silva, destaca a importância do diagnóstico precoce para o tratamento da doença. “Quanto mais cedo for o diagnóstico, melhor é para a mulher. Por isso é tão importante a conscientização sobre o papel da mamografia no trabalho de prevenção do câncer”, pontua.
O câncer da mama é o de maior incidência e mortalidade entre as mulheres mineiras. De acordo com Elói Martins, a prevenção é fator essencial na luta contra a doença.