Estratégia de acessibilidade

Adobe amplia presença no setor mobile ao lançar Photoshop no Android

Novo app tem integração com versão para desktop, permitindo continuidade de projetos em várias plataformas

O Photoshop chegou ao Android. Desde o último dia 3 (terça-feira), a Adobe liberou o acesso em beta (ou seja, ainda em testes, porém aberto ao público) do seu reconhecido app de edição de imagens para usuários do sistema operacional do Google.

De acordo com o comunicado da empresa, a ideia é ampliar a penetração de mercado da Adobe no campo mobile — o Android, segundo um levantamento do Statista feito em 2024, está presente em 82% dos smartphones brasileiros.

Photoshop para Android traz interoperabilidade com outras plataformas

Photoshop android adobe
Imagem: Adobe/Divulgação

Uma tendência no mercado da tecnologia global, a conexão de apps entre versões de várias plataformas também foi considerada pela Adobe. A marca confirmou, em nota, que o Photoshop para Android “conversa” com versões do app em outros sistemas.

Em outras palavras, é possível começar um projeto de edição no desktop, por exemplo, e continuá-lo pelo app no celular. Essa conexão se dá por meio de uma conta na Adobe, que os usuários podem abrir gratuitamente.

“Com o lançamento do Photoshop para Android, damos mais um passo para tornar a criatividade acessível em qualquer lugar e em qualquer tela. Agora, os criadores podem começar um projeto no celular, continuar no iPad, ajustar no desktop e finalizar na web — ou fazer tudo em uma única plataforma, como preferirem. Essa liberdade é essencial para a nova geração, que valoriza experiências fluidas, intuitivas e conectadas”, explica Vitor Gomes, gerente sênior de marketing de produtos da Adobe Brasil.

“Queremos que os jovens brasileiros sejam protagonistas nesse momento, testando o beta em primeira mão e nos ajudando a construir uma experiência ainda mais poderosa com seus feedbacks. O Brasil é uma potência criativa e estamos empolgados em ver o que essa comunidade vai criar com o Photoshop na palma da mão.”

Vitor Gomes, gerente sênior de marketing de produtos da Adobe Brasil

Entretanto, é válido ressaltar: o Photoshop no Android eventualmente adotará um modelo por assinatura paga. Veja abaixo como ele vai funcionar:

Entenda como funciona o uso do Photoshop no Android

O beta público do Photoshop para Android foi disponibilizado no último dia 3, como informamos mais acima. O app pode ser baixado diretamente da loja do Google (Play Store) ou pelo site da Adobe, de forma gratuita. Entretanto, seu uso requer alguns entendimentos básicos:

1ª fase

  • Acesso público, irrestrito, incluindo ferramentas premium que serão marcadas como “free to try” (“livre para experimentar”, na tradução literal). Essa parte tem um período limitado

2ª fase

  • A partir de 12 de agosto de 2025, entra o modelo de assinatura, que contará com…
    • …interface otimizada para telas menores
    • …recursos de edição com inteligência artificial (IA)
    • …suporte a camadas, máscaras, substituição de fundo e remoção de objetos
    • …integração com o ecossistema Adobe, permitindo iniciar no Android e continuar no Photoshop Web (desktop)

Além disso, o modelo de assinatura do Photoshop para Android vai oferecer, mensalmente, 100 gigabytes (GB) de armazenamento, 100 créditos generativos (para uso de ferramentas de IA) e acesso completo aos recursos do Photoshop Web.

O Photoshop por assinatura é anunciado no site da Adobe em planos a partir de R$ 45 mensais, mas o comunicado não deixou claro se este será o valor da versão para Android ou se haverá alguma precificação específica para o app móvel.

A equipe do Promoview procurou a assessoria da Adobe no Brasil para confirmar isso e, aproveitando, também perguntamos se a plataforma que alimentará os recursos de IA do app é a mesma Adobe Firefly que já é usada em outras aplicações da marca.

Rafael Arbulu

Redator

Jornalista há (quase) 20 anos, passeando por editorias como entretenimento, tecnologia e negócios, sempre com um olhar crítico e praticamente nostálgico. Por toda a sua carreira, sempre buscou detalhar desde as tendências mais disruptivas do mercado até as curiosidades culturais que desafiam a lógica do "só porque é novo, é melhor". Fã de vinis, cervejas especiais e grandes sagas literárias, ele traz para os textos doses generosas de referências pop – mas sem esquecer que, no universo corporativo, até o lado B precisa fazer sentido.

Jornalista há (quase) 20 anos, passeando por editorias como entretenimento, tecnologia e negócios, sempre com um olhar crítico e praticamente nostálgico. Por toda a sua carreira, sempre buscou detalhar desde as tendências mais disruptivas do mercado até as curiosidades culturais que desafiam a lógica do "só porque é novo, é melhor". Fã de vinis, cervejas especiais e grandes sagas literárias, ele traz para os textos doses generosas de referências pop – mas sem esquecer que, no universo corporativo, até o lado B precisa fazer sentido.