A Petlove inaugurou uma nova ação de conscientização, na qual criou vagas de atendimento prioritário para cães e gatos vira-latas — os chamados “Sem Raça Definida” ou “SRDs”.
Segundo a marca, a ideia é criar um senso coletivo de percepção desses animais, que correspondem à maior gama de pets disponíveis no país, mas que comumente acabando ficando para trás em filas de adoção.
Campanha da Petlove coloca vira-latas como protagonistas
Segundo o PetCenso 2025, cães e gatos SRDs correspondem, respectivamente, a 26% e 86% dos animais disponíveis no Brasil. A pesquisa considerou mais de 1,8 milhão de animais pesquisados na plataforma digital da Petlove, que conta com vários “vira-latas” cadastrados..
Com base nisso, a marca criou a campanha “Reservado Para Um Vira-lata”, que incentiva a reserva de assentos, mesas e até assentos de cinema para os cães e gatos sem um pedigree para chamar de seu. A ativação, que celebra o “Dia do Vira-lata” em 31 de julho, cria visibilidade aos animais e ajuda a combater o preconceito.
Além da ativação física, a campanha também promove adoção responsável: todos os espaços sinalizados contarão com um QR Code que direciona para uma plataforma exclusiva com perfis de cães e gatos da ONG Desabandone e do Instituto Cãodeirante, prontos para encontrar um lar. Cada pet traz nome, personalidade e os contatos para adoção.
“Com essa ação, queremos reforçar que todo pet merece ser feliz e saudável – e os vira-latas, que são maioria nos abrigos, também. Eles são carismáticos, amorosos e únicos em sua diversidade de cores, tamanhos e personalidades. Sabemos que, ainda que sejam os favoritos no Brasil, os pets SRD ainda são os últimos da fila de adoção e, por isso, buscamos dar cada vez mais visibilidade a esse assunto tão importante. Os vira-latas merecem um lugar reservado: seja no estacionamento, nos restaurantes, no cinema, mas, acima de tudo, no coração e nos lares dos brasileiros”, destacou André Romeiro, CMO da Petlove.
No último dia 2, a marca ainda promoveu uma “sessão pet” de cinema em parceria com o Morumbi Town, com 120 cadeiras envelopadas em comemoração ao dia do vira-lata.
A ação, no entanto, segue até o dia 9 de agosto, com a Petlove reservando assentos aos vira-latas em suas lojas em São Paulo, além das unidades de Santos e Santo André, e parceiros como Shopping Morumbi Town, 1908 Coffee Station, Soul Botequim, The Square Shopping Mall, Deli Doner Kebab, Posto 6 bar, Centro Empresarial das Nações Unidas, Ômadá, Fitó, Patriarca Bar, Salve Jorge Bar, Hocus Pocus bar e lojas da Nanica no Morumbi, Tatuapé, Vila Mariana, Augusta e Vila Leopoldina.
Veja abaixo algumas imagens das ações: