Experiência de Marca

Pesquisa sobre consumo é divulgada no Congresso

Os dados foram divulgados durante os debates do Comitê de Pesquisa e Evolução do Mercado, liderado por Marcelo Heidrich, da agência Ponto de Criação, no dia de ontem (30/07), no Congresso Brasileiro de Live Marketing.

O 1º Congresso Brasileiro de Live Marketing apresentou no dia de ontem (30/07), pesquisas exclusivas feitas pelo Grupo Consultores, Nielsen e trendwatching.com sobre como clientes e marcas decidem seus atuais negócios e como estes públicos estão investindo, decidindo e avaliando os resultados.

Os dados foram divulgados durante os debates do Comitê de Pesquisa e Evolução do Mercado, liderado por Marcelo Heidrich, da agência Ponto de Criação.

A diretora geral do Grupo Consultores, Graziela Di Giorgi, mostrou os resultados do agencyScope, um estudo sobre tendências do mercado publicitário para a área de promo. A pesquisa, que contou com 323 executivos de marketing, entrevistados de maio a agosto de 2012, apontou que a prioridade na escolha de uma agência é o planejamento estratégico (72%), seguido pela criatividade (64,5%).

Quando questionados sobre motivos que os levam a mudar de fornecedor, mais da metade (53%) aponta a falta de envolvimento da agência com o negócio da empresa.

Já a Nielsen, representada pelo diretor de novos negócios e à frente da divisão Nielsen Sports, Mário Riggiero, revela os hábitos e atitudes de shoppers, informando que 60% deles buscam promoções, principalmente aquelas associadas a pontos de venda. E esse percentual tende a ser ainda maior se o foco são as classes C, D, E, que concentram o crescimento de 57% das marcas líderes de mercado.

A pesquisa mostra também como os shoppers consomem em mais de um canal, de acordo com a sua conveniência. Por exemplo, em relação a produtos de beleza e higiene, 97% dos lares compram em mais de um canal; 55% deles compram em três canais diferentes; e 16% chegam a comprar em até quatro canais.

E mostrando as tendências globais e regionais sobre o comportamento de consumo e recomendações para os negócios, a trendwatching.com, liderada pela diretora da empresa nas Américas do Sul & Central, Luciana Stein, finalizou o comitê.

Completaram ainda a mesa de debates, Claudio Xavier, da NewStyle, e Marcio Franco, da Simple. Paulo Macedo e Marili Ribeiro, jornalistas com experiência na cobertura do mercado publicitário, participam das discussões.