A CIAGROUP, agência de comunicação integrada com 20 anos de atuação no mercado brasileiro, realizou uma pesquisa na última edição da HSM Expomanagement, que aconteceu em novembro de 2011. Ao todo foram entrevistados 790 profissionais, de todas as regiões do país, com o objetivo de investigar as opiniões e preferências dos executivos brasileiros sobre as últimas tendências mundiais em gestão. A HSM reúne 4,5 mil executivos por dia, 70% deles Top Managers.
O estudo revelou que 74% dos entrevistados são da região sudeste, utilizam como maior ferramenta de comunicação os eventos com 46%, em sua maioria feiras 32% e eventos de relacionamento 21%. Outra característica importante destacada foi que 18% utilizam viagens de incentivo como ferramenta de retenção de talentos.
Ainda de acordo com a pesquisa, entre os profissionais que recebem a maior parte da verba de marketing promocional, o público interno das empresas sai na frente com 26%, seguido pela área de vendas com 19%. Já na questão planejamento para 2012 destacam as ações de ativação de vendas com 27% e a promoção com premiação 14%.
Outra pesquisa, realizada pela Ampro também em 2011, aponta que a experiência em marketing mais recente no campo da promoção, de um total de 2.000 entrevistados, havia sido evento, com 71% da respostas afirmativas. A mesma pesquisa afirma ainda que 82% dessas ações são pré-definidas em planejamento e que para fechar um trabalho, 72% dessas empresas, abrem concorrência entre agências.
De acordo com Sandro Ari Pinto, sócio e vice-presidente de Comunicação e Estratégia da agência, um dos pontos importantes quando se fala em eventos é a questão da sustentabilidade. “Estamos cada dia mais focados em eventos auto-sustentáveis. Além disso, a proposta é que os eventos no futuro diminuam o impacto da emissão de gases, geradores do efeito estufa. Hoje já fazemos diversos eventos onde utilizamos a compra de crédito de carbono”, conta o profissional.