Experiência de Marca

Pesquisa mostra perfil do empreendedor digital

A pesquisa mostrou que 73% dos lojistas virtuais têm até 40 anos de idade,  67% são homens e 74% ingressaram na faculdade. Mais de 63% estão se aventurando pela primeira vez no <em>e-commerce.</em>

O micro e pequeno empreendedor digital trabalha sozinho, em casa, até três horas por dia, investiu até R$ 1 mil para iniciar seu e-commerce e 60% se declaram mais felizes após abrir uma loja virtual.

Estes são alguns resultados da pesquisa “Quem é o micro e pequeno empreendedor digital brasileiro”, divulgada no dia 22/4, e realizada em janeiro de 2014 pela  plataforma de e-commerce Loja Integrada, que entrevistou 1.806 lojistas virtuais no Brasil.

Adriano Caetano (Foto: Fernando Guardinali).
Adriano Caetano (Foto: Fernando Guardinali).

“Com a facilidade das tecnologias de e-commerce, há um movimento enorme em direção  ao comércio na internet. Antigamente era preciso ter muito dinheiro para começar uma loja virtual. Hoje, qualquer pessoa com acesso à internet pode tornar-se um empreendedor. Nosso objetivo com a pesquisa era conhecer quem são as pessoas que estão investindo na rede”, explica Adriano Caetano – diretor da Loja Integrada – plataforma de criação de loja virtual que em dez meses desde o lançamento já possui mais de 50 mil usuários.

A pesquisa mostrou que 73% dos lojistas virtuais têm até 40 anos de idade,  67% são homens e 74% ingressaram na faculdade. Mais de 63% estão se aventurando pela primeira vez no e-commerce e 42% têm conhecimentos básicos em informática. “A pesquisa mostra que não é mais preciso ser um programador ou designer para investir na internet”, explica Caetano.

A principal motivação para abrir uma loja virtual é o sonho de ser empreendedor e, para 47%, o e-commerce é seu primeiro negócio próprio. Um em cada três também mudam totalmente de área na loja virtual e 80% conciliam a loja virtual com outros negócios ou emprego.

A rede social é a estratégia de marketing que mais dá retorno, seguido do e-mail marketing (Imagem: Business Review Brasil).
A rede social é a estratégia de marketing que mais dá retorno, seguido do e-mail marketing (Imagem: Business Review Brasil).

 

“A loja virtual pode ser  uma transição entre um emprego e a vida de empreendedor. Como exige baixo investimento inicial e poucos riscos, permite que o lojista experimente antes de se dedicar exclusivamente. Percebemos que a loja virtual começa como uma alternativa de renda e, com o crescimento, torna-se a fonte de renda principal”, declara Caetano.

Vendas e Marketing

Sobre o faturamento, 70% estão otimistas em relação às vendas em 2014. A rede social é a estratégia de marketing que mais dá retorno, seguido do e-mail marketing. Inclusive, investir em mídia e marketing é a principal dificuldade apontada pelos entrevistados, além  de concorrer com grandes empresas. Para 2014, a grande maioria irá investir mais em marketing.

“Para ampliar as vendas, o micro e pequeno empreendedor não deve concorrer com os mesmos produtos de grandes empresas. Ele deve trabalhar com produtos de nicho, que poucas empresas vendem. Outro diferencial do pequeno é a proximidade com o cliente, por isso ele deve investir no atendimento, para incentivar a recompra e o boca a boca. Nossa dica é: cuide de seu cliente, envie um mimo, peça feedback, agradeça e se errou, peça desculpas”, explica Adriano.

Para o diretor, é preciso aproveitar também as oportunidades de divulgação que a internet oferece: redes sociais, otimização em sites de busca, integração com comparadores de preços, marketplaces, como o Mercado Livre, e-mail marketing. “Apenas 30% das pessoas que têm acesso à internet compram on-line. Isso significa que há um enorme mercado para o lojista nos próximos anos, com novos consumidores digitais”, explica.

Quem é o Micro e Pequeno Empreendedor Digital?

• 73% têm até 40 anos de idade;

• 56% pertencem à classe B1;

• 74% ingressaram na faculdade;

• 67% são homens e 33% mulheres;

• 71% investiram até R$ 1 mil;

• 42% têm conhecimentos básicos de informática;

• O sonho de empreender é a motivação principal para abrir uma loja virtual e, em segundo lugar, aumentar a renda familiar;

• A loja virtual é o primeiro negócio próprio para 47% deles e 63,5% investem em seu primeiro e-commerce;

• Para um em cada três, a loja virtual não tem relação com sua área de atuação;

• 25% produz o produto que vende;

• Apenas 20% se dedicam exclusivamente à loja virtual;

• 60% trabalham sozinhos e 77% na própria casa;

• Ter um negócio próprio é a principal alegria do lojista virtual e investir em marketing e mídia a principal dificuldade;

• Mídia social é a estratégia que mais traz resultados em vendas, seguida de e-mail marketing;

• 70% estão otimistas com o futuro financeiro;

• Para 2014, a maioria quer investir mais em marketing.