Clientes que percebem ofertas dos produtos favoritos no supermercado reagem como se estivessem assistindo imagens pornográficas ou eróticas. A pesquisa foi encomendada pelo Instituto de Marketing Promocional da Inglaterra e ainda não foi finalizada. Os resultados iniciais foram publicados no periódico The Grocer e, segundo Colin Harper, do Instituto inglês, eles indicam uma correlação entre uma resposta emocional intensa e o aumento das vendas.
Os pesquisadores da Universidade de Westminister (Inglaterra) utilizaram um sistema chamado iMotion, um dispositivo que mede as respostas emocionais do corpo em uma escala de um a dez, em 50 voluntários. O equipamento monitorou o movimento dos olhos e as respostas emocionais e registrou níveis de até 5,8 na escala do aparelho.
O nível 10, por exemplo, é equivalente à resposta emocional de um trauma grave. Entre cinco e sete, segundo os pesquisadores, a resposta emocional é semelhante a de assistir imagens eróticas.
Os resultados das reações foram comparados com os produtos mais vendidos e verificou-se que eles eram, de fato, os que deixavam os clientes mais empolgados. Em procedimentos futuros, o Instituto pretende descobrir o que fazer para que os consumidores continuem comprando mesmo depois que as promoções acabem.
Fonte: veja.abril.com.br/noticia