Canetas, chaveiros, agendas, canecas, bonés, camisetas, estojos e até kits são alguns dos brindes que estão à disposição dos clientes. É o que aponta a pesquisa realizada pelo Freeshop, maior portal de brindes do País, administrado pela Forma Promocional, que realiza anualmente a Brazil Promotion. Os números são retirados do servidor do portal e lista os itens mais clicados por visitantes, prestando, assim, um novo serviço ao medir tendências por meio dos dados de navegação das visitas mensais que recebe.
Os dados reforçam o momento de crise econômica no País, que parece não ter fim. O mesmo levantamento há uma ano atrás mostrava mochilas e squeezes nas primeiras colocações, substituídos agora por canetas e chaveiros.
A especialista em "gifting" Marina Pechlivanis, articulista aqui do Promoview, declara que "A escolha ideal do 'mimo' pode fortalecer o vínculo entre uma empresa e seus consumidores. Não se trata de retribuição, mas reciprocidade."
O conceito defende que mesmo sendo descartáveis, estes produtos devem ser capazes de tangibilizar sobre como uma empresa se relaciona com seu público. Marina afirma que o valor do presente está no significado que carrega.
"Muitas vezes, algo valioso financeiramente, não possui tanto significado quanto algo muito mais barato. As marcas pensam 'vou dar um vinho ao meu cliente porque eu gosto, então ele deve gostar', e não é assim que funciona.", explica Marina, que é professora do curso de Gifting da ESPM.
Para ela, as teses do "gifting" podem ainda ser usadas para criar vínculos valiosos da empresa com seus colaboradores a um custo baixo. Desse modo, a marca consegue conquistar seu consumidor de modo a ser valorizado por ele, resultando em um faturamento futuro. "Esse tipo de troca é a que fica.", conclui.
Mercado de Brindes no Anuário
O mercado de brindes receberá também atenção especial na próxima edição do Anuário Brasileiro de Live Marketing e vai apresentar dados como o tamanho desse setor (faturamento anual e histórico); distribuição geográfica (por região do País); origem dos produtos (produção nacional ou importada); os mais vendidos e faixas de preços.
Também será apresentado um estudo sobre a demanda por brindes: principais departamentos das empresas que os compram (RH, Compras, Comercial, Marketing, …); público ao qual eles são destinados (Clientes corporativos, consumidores finais, fornecedores, funcionários, …) e frequência de compra desses produtos pelas empresas (Mensal, semestral, anual); além dos players com estimativa de quantas empresas atuam no setor e alguma avaliação das principais competidoras do mercado (market share).
Enquanto o Anuário Brasileiro de Live Marketing não chega ao mercado, você confere, com exclusividade, o resultado aqui, graças à parceria entre a Forma Promocional e o Promoview.