A pandemia do novo Coronavírus deve fazer do Natal de 2020 o mais on-line da história. É o que aponta um estudo inédito feito pela Verizon Media , empresa de mídia e tecnologia, com consumidores brasileiros e europeus.
No recorte Brasil, o levantamento revela que 51% dos entrevistados desejam comprar seus presentes de Natal de maneira on-line e que 44% estão inclinados a participar de celebrações virtuais (via chamada de vídeo).
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A compra dos itens da ceia, contudo, ainda deve ser presencial: 62% planejam comprar os produtos diretamente nos supermercados.
Ainda segundo o estudo, 76% dos participantes não pretendem viajar na data neste ano e 71% não programam fazer a tradicional visita ao Papai Noel nos shoppings e eventos temáticos.
Do ponto de vista de gastos, 63% pretendem desembolsar menos do que no ano passado, 37% planejam gastar mais ou o mesmo, 21% estimam investir o mesmo valor e 16% pretendem consumir mais do que no Natal de 2019.
No que diz respeito à Europa, o levantamento revela dados semelhantes: 40% dos entrevistados pretendem comprar seus presentes de Natal de maneira totalmente on-line (apenas 31% dos participantes programam escolher as lembranças de maneira presencial), e 64% não planejam viajar neste ano. Além disso, 40% esperam passar o Natal apenas com a família ou amigos próximos e 36% estimam festejar a data em grupos pequenos.
O estudo revelou também que 52% dos participantes não pretendem fazer parte de festas de Natal presenciais e que 16% estão inclinados a aderirem a celebrações virtuais.
Como complemento, 54% não pensam em fazer a tradicional visita ao Papai Noel e 21% programam enviar os presentes pelo correio, ao invés de entregar presencialmente.
O levantamento da Verizon Media foi realizado entre os meses de julho e agosto de 2020 com 12 mil consumidores de oito países: Reino Unido, França, Alemanha, Itália, Espanha, Suécia, Dinamarca e Brasil.
Consumo mais personalizado e envolvente
Para Leonardo Khéde, head of sales da Verizon Media, os números apontados pela pesquisa revelam a oportunidade que o atual cenário oferece às marcas para criar conexões verdadeiras com os consumidores.
“Neste contexto, a tecnologia é uma grande aliada na criação de entregas e iniciativas mais envolventes, personalizadas e menos impessoais. Experiências imersivas que proporcionem às pessoas viver no ambiente digital as sensações que elas estavam acostumadas a sentir no mundo físico.”, analisa.
Um outro levantamento da Verizon, realizado em agosto, na Europa, revelou que 59% dos entrevistados entre 18 e 24 anos afirmam gostar quando as marcas “se conectam” com eles de maneiras novas e inovadoras.
No recorte para Brasil (sem foco em uma faixa etária específica), o estudo mostrou que 41% dos consumidores afirmam gostar de propagandas que transmitem mensagens positivas e que 30% esperam serem impactados por ações publicitárias que ajudem a trazer uma sensação de normalidade dentro do atual contexto.
“Nesse sentido, as iniciativas envolvendo vídeos, realidade aumentada e 360 graus são as que têm apresentado os melhores resultados junto aos consumidores, principalmente pelo fato de oferecer às pessoas a experiência de testar os produtos sem sair de casa.”, explica Khéde.
Foto: Getty Images/iStockphoto.