Uma pesquisa recentemente realizada pela especialista em database marketing GI Insight britânica apresentou relevantes dados ao mercado de marketing promocional, sugerindo que as empresas precisam se aproximar dos clientes se pretendem tornar suas comunicações de marketing bem vindas.
O indicador “Índice de Intimidade” com o cliente revelou que os consumidores percebem os supermercados, por exemplo, como bons exemplos de relacionamento, de organizações que conhecem seus clientes em profundidade, porém, outros importantes setores da indústria não se relacionam de forma adequada ou satisfatória com os seus públicos de interesse.
A pesquisa mostrou, ainda, que a maioria das empresas precisa criar ações mais personalizadas e tornar as comunicações com clientes altamente relevantes. Revelou, também, que os setores da indústria com ações que promovem experiência com frequência, realizam contato seguido com clientes regulares e possuem programas de fidelidade fortes são aquelas melhor recebidas e consideradas “mais amigáveis” pelos consumidores. Assim, as empresas que operam em vários setores de grande consumo precisam utilizar táticas de promoção se quiserem construir relacionamentos duradouros com os clientes.
Além dos supermercados, outros setores que os consumidores consideraram bons entendedores das suas necessidades foram prestadores de serviços de internet, bancos e empresas de entretenimento. Provedores de telefonia móvel e de férias, como hotéis e agências de viagens, também foram avaliados como setores que oferecem experiências de consumo acima da média.
O setor que pior se colocou em termos de conhecimento de seus clientes e endereçamento de mensagens foi o imobiliário que obteve um escore de quase 40 pontos a menos do que a média dos demais setores, tendo sido citado como um setor “com desconhecido total” dos clientes. Surpreendeu, ainda, o resultado para bebidas alcoólicas, que ficou 28 pontos abaixo da média; os fabricantes de computadores, 22 pontos abaixo; os fabricantes de automóveis com 20 pontos abaixo e as marcas de produtos alimentares com 12 por cento abaixo da média. Empresas de moda, serviços públicos, instituições de caridade e as companhias de seguros ficaram em torno da média, indicando oportunidades de melhoria em suas ações.
Ao comentar os resultados da pesquisa, Andy Wood, diretor da GI Insight, recomendou que as empresas “conheçam os seus clientes”, frase que deve ser um mantra no mercado. “Parece que, enquanto a maioria das organizações que coletam uma grande quantidade de dados de clientes estão conseguindo oferecer aos seus clientes contatos personalizados e oferecem comunicações altamente relevantes, há um longo caminho a percorrer até a preocupação real com o cliente se tornar um padrão no mercado”.