Experiência de Marca

Pesquisa aponta crescimento no mercado de turismo

Apesar de uma economia mundial em “marcha lenta”, os resultados foram bem acima das expectativas, com um adicional de 52 milhões de pessoas que viajaram pelo mundo no ano passado.

Com base em dados preliminares do ano inteiro incluídos na edição do Barômetro da Organização Mundial do Turismo (OMT), estima-se que as chegadas de turistas internacionais cresceu 5% em 2013 , atingindo um recorde de 1.087 milhões.

Apesar de uma economia mundial em “marcha lenta”, os resultados foram bem acima das expectativas, com um adicional de 52 milhões de pessoas que viajaram pelo mundo no ano passado.

 ( Foto: by http://www.aiusa.com.br/viajar/).
Mercado de Turismo comemora alta em 2013 ( Foto: By http://www.aiusa.com.br/viajar/).

A demanda para o turismo internacional foi mais forte para destinos como Ásia e Pacífico (+6%), África (+6%) e Europa (+5%). As principais sub-regiões foram o sudeste da Ásia (+10%), Europa central e oriental (+7%), sul e mediterrânea (+6%) e África do Norte (6%).“ 2013 foi um ano excelente para o turismo internacional”, disse o secretário-geral da OMT, Taleb Rifai.

Segundo ele, o setor tem mostrado uma notável capacidade de se ajustar às mudanças do mercado, alimentando o crescimento e a criação de emprego em todo o mundo, apesar dos persistentes desafios econômicos e geopolíticos. “Na verdade, o turismo tem sido um dos poucos setores que geram notícias positivas para muitas economias”, acrescentou.

Para 2014, a OMT prevê um novo crescimento, de 4% para 4,5%, acima das projeções de longo prazo, que é de 3,8% ao ano entre 2010 e 2020. O Índice de Confiança da organização, com base no feedback de mais de 300 especialistas em todo o mundo, confirma uma maior perspectiva do que em anos anteriores.

As demandas serão mais fortes na Ásia e o Pacífico (5% a 6%) e África (4% a 6%), seguido pela Europa e as Américas (ambos 3% a 4%).

No Oriente Médio (0% a 5%) os índices são positivos, mas ainda voláteis. “Esperamos uma melhora econômica em 2014, um outro bom ano para o turismo internacional. Perante este cenário, a OMT apela aos governos nacionais para definir cada vez mais suas estratégias a fim de apoiar o setor e assumir compromissos com o crescimento justo e sustentável ” , acrescentou Rifai.

O Turismo Internacional em 2013 e os Principais Destaques

–  Um total de 145 países e territórios ao redor do mundo monitorado pela OMT, incluindo praticamente todos os principais destinos, têm relatado dados mensais ou trimestrais sobre as chegadas internacionais de turistas.

Entre estes, 115 viu um aumento nas chegadas (79%), 33 dos quais em dois dígitos (23%), enquanto 30 relataram um declínio (21%). 128 países apresentaram resultados até setembro, dos quais 96 até outubro e 77 em novembro, enquanto 36 países já reportaram resultados preliminares para o ano inteiro;

– A demanda foi forte durante todo o ano, com uma ligeira desaceleração no último trimestre. Os meses de verão no hemisfério norte (julho e agosto) alcançaram bons resultados, com 3% e 7% de crescimento respectivamente, em comparação com os meses correspondentes de 2012.

Julho foi mais fraco do que agosto, atribuído a um abrandamento de viagens durante o Ramadã nos países com grandes populações muçulmanas;

–  A Europa liderou o crescimento em termos absolutos, acolhendo 29 milhões de chegadas de turistas internacionais adicionais em 2013, elevando o total para 563 milhões. O crescimento de (+5%) excedeu a previsão para 2013 e é quase o dobro da média da região para o período 2005-2012 (2,5% ao ano);

– Em termos relativos, o crescimento foi mais forte na Ásia e no Pacífico (+6%), onde o número de turistas internacionais cresceu de 14 milhões para 248 milhões;

– As Américas (+4%) registraram um aumento de seis milhões de chegadas,

atingindo um total de 169 milhões. Lideraram o crescimento a América do Norte e América Central (+4% cada), enquanto que a América do Sul (2%) e Caribe (+1%) mostraram desaceleração em comparação a 2012;

– A África (+6%) atraiu três milhões de chegadas adicionais, atingindo um novo recorde de 56 milhões;

–  O crescimento do turismo nos últimos anos tem sido fortemente impulsionado pelos mercados emergentes. A China, que se tornou o maior mercado emissor em 2012, com um gasto de US$ 102 bilhões, teve um aumento de 28% no primeiro trimestre de 2013. A Federação da Rússia, que subiu para o quinto maior mercado emissor em 2012, registrou um aumento de 26% até setembro;

– Outros mercados emergentes com um crescimento substancial na saída de despesas foram Turquia (+24%), Egito (23%), Qatar (+18%) , Filipinas (18%), Colômbia (16%), Kuwait (+15%), Indonésia (15%), Ucrânia (15%) e Brasil (14%);

– O desempenho dos principais mercados emissores de economia avançada foi comparativamente mais modesto. A França (+6%) se recuperou de um fraco 2012 e os Estados Unidos, o Reino Unido, Canadá e Austrália cresceu em 3%. Em contraste, Alemanha, Japão e Itália tiveram quedas.