Os termos de uso do Facebook serão alterados a partir do primeiro dia de 2015 e as novas regras já estão provocando muitas dúvidas e preocupações para micro e pequenos empresários.
A partir de primeiro de janeiro, o alcance das postagens orgânicas será reduzido mais uma vez. Para controlar a publicação de mensagens publicitárias, a rede social passará a filtrar todo material de divulgação nos feeds de notícias dos usuários, que terão maior poder de decisão sobre o que querem ver.
A filtragem não será total, mas baseada em pesquisas feitas com os internautas. Há algumas semanas, o Facebook começou a apresentar as novidades aos clientes.
A principal alteração será feita na nova página de noções básicas de privacidade, na qual o internauta poderá definir como irá interagir com os outros usuários. Com a possibilidade de personalização, o site criado por Zuckerberg quer dar maior autonomia ao consumidor.
Selecionando a opção de não ver mais propagandas, os anúncios deixarão de aparecer nos acessos de qualquer dispositivo, o que não acontecia antes. De olho no crescimento dos e-commerces, o Facebook também começará a testar o uso do botão comprar – já disponível para os internautas americanos –, visando ao fechamento de negócios dentro do próprio site.
As novas regras também deixam claro de que maneira a marca pode usar as informações dos usuários para gerar lucros.
Movimento Começou em 2012
A novas mudanças fazem parte de um movimento que começou em 2012, quando o Facebook limitou a abrangência em 16% do total de fãs de uma página. As restrições aumentaram ainda mais em dezembro de 2013, quando apenas 6% passaram a receber as postagens, segundo estudo realizado pela agência de publicidade Ogilvy. No caso de empresas com mais de 500 mil curtidas, a redução foi ainda maior ao longo dos últimos anos.
Não é fácil, mas existem algumas formas de minimizar o impacto da perda do alcance orgânico. O segredo está, em grande parte, no conteúdo. Utilizar com mais qualidade as informações que os internautas postam diretamente na fan page pode ser um atrativo para chamar novos usuários e motivar os que já mantêm contato direto com a marca.