A PepsiCo anunciou uma parceria global com a Fórmula 1, no intuito de ampliar a visibilidade de marcas como Gatorade, DORITOS e Sting Energy — esta última ainda não disponível no Brasil.
De acordo com o comunicado da empresa, a ideia é que as logomarcas da PepsiCo fiquem em exibição exclusiva nas áreas visíveis das transmissões das corridas de Fórmula 1. Isso inclui guardrails, grades de torcida e outros pontos de audiência. Além disso, a distribuidora de bebidas e alimentos contará com oportunidades exclusivas de ativação nas áreas reservadas dos eventos (a popular “FanZone”).
Parceria com a Fórmula 1 dá a PepsiCo acesso a uma audiência de quase 2 bilhões de fãs
A Fórmula 1 é um dos esportes que mais cresce em adesão de audiência no mundo: segundo o Statista, em 2024, por exemplo, o Grande Prêmio de Silverstone contou com a presença de 480 mil pessoas ao longo de quatro dias do evento, entre treinos de pista, qualificatórias e a corrida em si — e este número não considera o volume de pessoas que assistem aos eventos em casa, pela TV ou internet.
Segundo a PepsiCo, mundialmente, a Fórmula 1 tem 1,6 bilhão de fãs em 21 países. Com esse volume de audiência, a marca é exposta a uma massa global de espectadores bastante interessante.
Mais do que exibir algumas logomarcas em banners, porém, a parceria também prevê ativações especialmente desenhadas: ao longo de 21 corridas do calendário, a PepsiCo terá preferência no exercício de experiências imersivas para fãs da Fórmula 1, além da oferta de ingressos e experiências para convidados; direitos exclusivos de marketing para as marcas em destaque; e direitos exclusivos de fornecimento de produtos e de abastecimento da pista, em todos os locais de corrida globais.
O acordo também inclui uma parceria oficial com a F1 Sprint — provas curtas e mais dinâmicas que são executadas em algumas das corridas do calendário anual. O modelo também tem popularidade entre fãs, considerando a audiência 10% maior em finais de semana com Sprint.
Mais além, a PepsiCo também terá algum envolvimento com a F1 Academy, que forma pilotos e especialistas no esporte. Mas esta parte deve ganhar um detalhamento maior nas próximas semanas, disse a companhia.
O que dizem as lideranças das marcas
Tanto a PepsiCo como a Fórmula 1 celebraram a nova parceria, com seus respectivos líderes tecendo comentários sobre como esperam que ambos os lados explorem novas vantagens de engajamento com os fãs do esporte automobilístico.
“Essa parceria histórica com a Fórmula 1 representa uma fusão perfeita de duas potências globais que compartilham a paixão por criar experiências extraordinárias para os fãs”, comenta Eugene Willemsen, Chief Executive Officer de bebidas para a PepsiCo Global.
“A plataforma global incomparável da Fórmula 1 e a tremenda trajetória de crescimento se alinham perfeitamente com nossas ambições de acelerar nossas marcas – especialmente a Sting Energy no cenário mundial. Juntos, proporcionamos experiências ousadas e inovadoras que se conectam com pilotos e fãs nos locais de corrida e muito além, além de apoiar a expansão contínua da Fórmula 1 para novos públicos em todo o mundo nos mercados onde a PepsiCo e a Sting têm uma forte presença”.
Eugene Willemsen, CEO global da PepsiCo para bebidas
Stefano Domenicali, Presidente e CEO da Fórmula 1, complementou: “hoje é um momento para celebrar a parceria entre duas marcas globais icônicas e históricas – uma união brilhante que reunirá tradição e inovação, gerando emoção, entretenimento e experiências inesquecíveis para nossos fãs e clientes em todo o mundo.
A PepsiCo aproveitará o potencial único da Fórmula 1 como uma plataforma global para se conectar com novos públicos, e nós nos beneficiaremos de sua energia, seus produtos extraordinários e sua comunidade leal. Com uma longa história de criatividade e uma capacidade de celebrar os momentos divertidos e especiais da vida, a PepsiCo é a parceira ideal para compartilhar momentos únicos ao longo de nossa jornada.”
Stefano Domenicali, Presidente e CEO da Fórmula 1
Além da PepsiCo, vale lembrar, a Fórmula 1 também tem parcerias com a Disney e com LEGO.