Experiência de Marca

Pepsi Música reforça conexão com público jovem

Bandas escolares de todo o País poderão fazer suas inscrições até 11/09, desde que 50% de seus integrantes estejam matriculados em colégios públicos ou privados e todos tenham entre 13 e 21 anos de idade.

Com o objetivo de estimular e revelar novos talentos, o Pepsi Música –  concurso de bandas colegiais do Brasil – chega à sua quinta edição com um novo formato e parcerias de sucesso.

Pela primeira vez o concurso receberá inscrições de todos os Estados do Brasil e contará com a participação do público, via redes sociais, para eleger a banda vencedora, que gravará um CD e assinará um contrato com a Gravadora Som Livre. Lucas Silveira e Rodrigo Tavares da banda Fresno foram os escolhidos para apadrinhar o Pepsi Música 2011.

Bandas escolares de todo o País poderão fazer suas inscrições até 11/09, desde que 50% de seus integrantes estejam matriculados em colégios públicos ou privados e todos tenham entre 13 e 21 anos de idade.

Para participar do Pepsi Música, os candidatos deverão preencher o cadastro de inscrição e disponibilizar um link que dê acesso a um vídeo com uma música de autoria própria. O regulamento completo, bem como o cadastro para inscrições, está disponível no site.

“O Pepsi Música 2011 permite que a marca ofereça algo a mais para seus consumidores, o projeto  viabiliza o sonho de muitos  jovens que desejam uma carreira no mundo da música. O formato do concurso desenvolvido para esta edição está alinhado com a nova comunicação da marca “Pode ser Pepsi” que estimula o público a estar aberto a novas possibilidades que podem ser surpreendentes.”, afirma Luciana Fortuna, diretora de marketing da divisão de bebidas da PepsiCo.

O concurso será composto por duas fases classificatórias e a grande final. Na primeira etapa, a comissão julgadora formada por três profissionais ligados a música selecionará oito bandas, considerando os critérios: qualidade artística e técnica, originalidade, criatividade e melodia.

As bandas escolhidas passarão por uma etapa em estúdio, com acompanhamento dos padrinhos dessa edição, Lucas Silveira e Rodrigo Tavares, ambos da banda Fresno, e da equipe da Gravadora Som Livre. Os oito fonogramas gravados pelas bandas serão disponibilizados na internet para votação popular.

Decisão do público na etapa eliminatória

Na etapa eliminatória, o público vai eleger quatro bandas para a grande final, sendo também um dos responsáveis pela escolha da banda vencedora, por intermédio de votação no Facebook e buzz nos canais oficiais da Pepsi Brasil no Twitter (@pepsibr) e no YouTube. O processo será realizado pelos internautas da seguinte maneira:

Facebook – A votação acontecerá na página oficial da Pepsi Brasil no Facebook, numa área específica destinada ao concurso. Cada uma das bandas terá uma foto para a escolha do público seguida de um botão “Votar”. A banda com o maior número de cliques ganhará a maior nota.

Twitter – Cada uma das bandas deverá obter uma menção (hashtag) em cada comentário. A hashtag deverá ser constituída por #podesernomedabanda. A banda que conseguir o maior número de menções da hashtag personalizada ganhará a maior nota. O uso de uma hashtag em separado não será considerado nas medições;

YouTube – A banda que tiver o maior número de avaliações positivas de seu vídeo no canal da Pepsi terá a maior nota. O vídeo exibido será o mesmo disponibilizado pelos participantes da banda no momento da inscrição.

“Direcionamos grande parte de investimento em uma plataforma digital para sustentar a interação com o público jovem”, completa Fortuna.

O resultado da votação popular será veiculado no site oficial do concurso e na página do Facebook oficial da realizadora.

Grande final do Pepsi Música e Premiação

O anúncio da banda vencedora acontecerá no dia 27/11, em um show em São Paulo, quando as quatro finalistas abrirão o show da Fresno, no Citibank Hall. Cada uma das bandas finalistas apresentará três músicas.

A avaliação nesta etapa será feita por um júri formado por pessoas ligadas à música, integrantes da banda Fresno e a Gravadora Som Livre. O resultado final será equacionado com base na nota atribuída a cada banda pelo júri técnico durante a etapa em estúdio, pela apresentação de cada uma no show final e na  pontuação obtida por cada banda através da votação popular no Facebook e do buzz alcançado nas redes sociais como Twitter e YouTube.

A grande vencedora assinará contrato de um ano com a Som Livre, se apresentará em um  festival de música e gravará um CD e um videoclipe e terá todo o trabalho de divulgação de lançamento feito pela gravadora.