Experiência de Marca

Pegadinha da DHL não foi planejada pela marca

O vídeo, em que funcionários das duas concorrentes entregariam pacotes dizendo "DHL é mais rápida", foi criado pela agência Jung von Matt/Neckar, da Alemanha, para uma competição interna da agência.

Na última sexta-feira (21/02), se espalhou como fogo em capim seco nas redes sociais uma pegadinha que a empresa de envios DHL teria pregado em suas principais concorrentes, UPS e TNT.

Horas após o vídeo do YouTube ultrapassar as 200 mil visualizações, um representante da empresa informou que a DHL não tinha nada a ver com a ação de marketing promocional.

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A entrega da caixa por um funcionário da UPS I(Foto: Adweek).

O vídeo, em que funcionários das duas concorrentes entregariam pacotes dizendo “DHL é mais rápida”, foi criado pela agência Jung von Matt/Neckar, da Alemanha, para uma competição interna da agência. Embora a DHL tenha sido informada, aparentemente não tinha autorizado a divulgar o vídeo externamente.

A pegadinha teria começado com a DHL encomendando a entrega de pacotes de grandes dimensões, usando os serviços da TNT e UPS, em localizações de difícil acesso. Para chegar a elas, seria preciso circular em locais com muitas pessoas.

Os pacotes foram entregues às concorrentes para o envio após passar por um processo de pintura das caixas, com uma tinta sensível à temperatura. Após serem refrigeradas, as caixas pareciam pretas, porém escondiam por baixo a mensagem “DHL é mais rápida” ao serem expostas às temperaturas normais.

Os esclarecimentos foram obtidos pela revista Consumerist, e até agora a questão tem pontos indefinidos. Não pode-se chamar de ação fantasma, pois de fato aconteceu como prova o vídeo.

De toda a forma, mostra uma emboscada de altíssimo nível – embora não vá poder concorrer a prêmios, pois para que isso aconteça é necessário enviar a autorização de veiculação do cliente, que já assumiu publicamente não ter se envolvido.