Cerca de 250 micro e pequenas empresas de João Pessoa serão qualificadas para atender melhor ao turista. O Projeto de Qualificação Setorial do Turismo será lançado nesta terça-feira (30/04), na Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), em uma parceria do Sebrae e Governo do Estado.
O projeto irá oferecer em torno de 40 cursos com temas variados, além de consultorias e oficinas de qualificação, oferecidas pelo Sebrae e Senac. A expectativa é capacitar 2,5 mil profissionais de empreendimentos ligados ao setor turístico.
As medidas preveem três soluções para os empresários: cursos de aperfeiçoamento, consultoria para processos de inovação e oficinas tecnológicas na área gastronômica. A gestora do Turismo do Sebrae Paraíba, Regina Amorim, destacou que o turismo é uma das grande alavancas da economia nordestina.
Os cursos oferecidos enfocam temas variados, como valorização da cultura regional, como atender o portador de necessidades especiais, acessibilidade em meios de hospedagem, como elaborar roteiros inovadores, além dos cursos técnicos do Senac em higiene e manipulação de alimentos, qualidade no atendimento e serviços de garçom, camareira, recepcionista, entre outros.
“Essa é uma iniciativa que visa, também, a Copa de 14, quando o Nordeste receberá uma grande quantidade de turistas. Mais do que isso, é uma oportunidade para o empresário descobrir a melhor solução para atrair clientes, inovando seu negócio”, destacou o gerente de Comércio, Indústria e Serviços do Sebrae-PB, Franco Fred.