Cerca de trinta e cinco pessoas compareceram à sensibilização promovida pelo Programa Paraná Inovador pelo Design, que aconteceu no Cietep na noite de 14/03.
Os empresários e designers presentes tiveram a oportunidade de compreender como funciona passo a passo a metodologia do programa, além de conferir um case de sucesso da Elber, uma indústria de ferragens que viu seus lucros subirem quando decidiu investir no design de seus produtos.
Ajudar o empresariado paranaense a utilizar o design como ferramenta para a inovação. Esse é o objetivo do Paraná Inovador pelo Design, programa de incentivo que leva para as indústrias a cultura do design, estimulando e permitindo uma maior competitividade entre elas.
A iniciativa é do Centro Brasil Design – uma instituição de atuação nacional especializada em idealizar, desenvolver e implementar programas e projetos estratégicos de design alinhados às políticas públicas-, e da Seti – Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
De acordo com Rita de Cássia Estevão, diretora da Elber, o investimento em design fez com que a indústria ganhasse um prêmio internacional quando decidiram apostar no design – um diferencial que suas principais concorrentes não possuem.
Ao longo da apresentação, ela contou também que após a escolha da indústria em inovar pelo design, o modelo mais caro de fechaduras da Elber passou também a ser o mais vendido, provando que não é o apenas preço que faz o público de uma empresa.
Após a apresentação da Elber, alguns dos empresários presentes assinaram os termos de adesão do Paraná Design.
Em seguida, foi a vez de Rogério de Oliveira, do Centro de Informação e Estudos Estratégicos do Tecpar, e Enelvo Sanchonete, coordenador do Centro Internacional de Inovação Senai, falarem sobre as linhas de financiamento para a inovação.