Experiência de Marca

Parada do Orgulho LGBT chega a 20a. edição

APOGLBT fecha parceria com a Four X Entertainment para organização da estrutura e captação de parcerias

Em 2016, a Parada do Orgulho LGBT de São Paulo completa 20 anos e quer se manter como a maior manifestação mundial em favor dos direitos dos segmentos LGBT

O movimento é organizado pela Associação da Parada do Orgulho de Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transgêneros de São Paulo (APOGLBT) com apoio da Four X Entertainment. 

Para esta edição, o tema será “LEI DE IDENTIDADE DE GÊNERO, JÁ! – Todas as pessoas juntas contra a Transfobia!”, em favor do segmento T: mulheres transexuais, homens trans e travestis. Para dar voz à reivindicação, todos os 15 trios do segmento LGBT e que compõem a Parada levantarão a bandeira T.

  A manifestação será realizada no dia 29 de maio, domingo, com concentração e partida à partir das 10h, em frente ao MASP, na Avenida Paulista. Além da Parada, a APOGLBT também organiza outras ações durante o 20º Mês do Orgulho LGBT.

“Este é um ano especial. A Parada do Orgulho LGBT de São Paulo comemora seus 20 anos. São 20 anos de luta e visibilidade LGBT que, só quem fez parte desta caminhada sabe que não foi fácil chegar até aqui. Precisamos comemorar. Precisamos festejar estes 20 anos. Muitas conquistas que tivemos na sociedade foram graças a este grande movimento. Um movimento que é nosso!”, explica Fernando Quaresma, presidente da APOGLBT.

Nesta edição, a Parada contará com 15 trios elétricos representando ONG´s e coletivos LGBT. Todos os trios trarão a bandeira T e frases que representam cada um dos segmentos. A ideia é fazer uma grande mobilização para que a “Lei de Identidade de Gênero”, atualmente em tramitação na Câmara dos Deputados, seja aprovada e que todos assumam a luta pelo fim da transfobia no Brasil.

“Dentro do movimento LGBT temos um grupo de maior vulnerabilidade, que é o segmento T. Por isso, neste ano, o tema da Parada é “Lei de identidade de gênero, já!”, uma forma de fazer com que todos nós, unidos, sejam gays, lésbicas, bissexuais ou heterossexuais, lutemos por uma única causa: a aprovação da lei de identidade de gênero para as pessoas trans. Precisamos disso!”, conta Nelson Matias, diretor e co-fundador da APOGLBT.

Para garantir a estrutura da manifestação e das ações do Mês do Orgulho LGBT e captação de recursos, a APOGLBT contratou este ano a Four X Entertainment, produtora de eventos, que ficará responsável pela produção da Parada e ações do Mês do Orgulho, que incluem:  15º Ciclo de Debates, 16º Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade, 16º Feira Cultural LGBT e a 20ª Parada do Orgulho LGBT. A Four X atuará em parceria com outras duas empresas, a Groupe 360, empresa de Live Marketing e a OCP, empresa de eventos.

“Estamos honrados com o desafio de ajudar a APOGLBT a estruturar um evento com a dimensão da Parada LGBT e todas as ações do Mês do Orgulho. É uma parceria que começou com um namoro e acreditamos que vire um casamento. Nosso papel como parceiros é ajudar a estruturar a manifestação e torná-la não só a maior como a melhor do mundo”, conta Líbia Miranda, diretora da Four X.

Além disso, o papel da Four X, Groupe 360 e OCP é aproximar as empresas e apoiadores da APOGLBT não só durante as atividades do Mês do Orgulho, mas durante todo o ano.

“Queremos levar os temas do segmento LGBT às empresas para que se tornem parceiros nas ações e cada vez mais abracem a causa”, completa Líbia.

Até o momento, a 20ª edição da Parada do Orgulho LGBT tem o patrocínio da Prefeitura de São Paulo, que destinará R$ 1,5 milhão em estrutura para a Parada (divididos entre manifestação e show de encerramento), Bob´s, Olla e Caixa Econômica. O Governo do Estado é parceiro da APOGLBT no fornecimento das tendas para a Feira Cultural LGBT. Outros nomes ainda serão divulgados nos próximos dias.