Chegou o Mês do Orgulho e, com ele, diversos eventos que promovem debates sobre inclusão da comunidade. Quem passou ontem (19) pela Feira da Diversidade, deve ter visto o Bar do Orgulho, uma ativação de Amstel, criada e executada pela agência VOE, que celebrou a história dos bares LGBTQIA+. Mas, esse foi apenas o começo da programação de ações da marca voltadas a esta pauta.
Isso porque a Amstel é também a principal patrocinadora da Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo, que acontece neste domingo (22) na Avenida Paulista. Para o evento, a marca assina o 16º trio elétrico e terá uma atração surpresa — que será revelada no Castro Festival, outro evento da agenda do Orgulho que conta com o apoio de Amstel.
Para João Victor Guedes, diretor de marketing da Amstel no Brasil, seguir com a plataforma de Pride e o patrocínio à Parada do Orgulho reflete a consistência da marca. “No Brasil, nossa história como marca está diretamente ligada à comunidade. Estamos há 10 anos no Brasil e há sete anos como parceiro da Parada. Este ano não seria diferente e seguimos com o patrocínio”, afirma.
“Festejar tá na nossa história”
Para 2025, a marca do Grupo HEINEKEN apresenta uma série de ações e ativações que visam celebrar o presente e olhar para o passado para construir o futuro. “Tudo isso faz parte da nossa consistência de marca, onde queremos festejar juntos, mas também construir histórias e dar suporte em prol do futuro dessa comunidade. Por isso, este ano, olhamos para o passado, festejamos o agora, mas vislumbramos um futuro cada vez melhor”, diz João Victor Guedes.
A mensagem “festejar tá na nossa história” ressoa com o tema principal da Parada do Orgulho de São Paulo deste ano que é “Envelhecer LGBT+: Memória, Resistência e Futuro”.
Mentoria Nhaí By Amstel
Celebrando o agora, mas com olhar no futuro, a Amstel reforça sua união com a empresária e CEO da Nhaí, Raquel Virginia, pelo quarto ano consecutivo por meio do Negócios do Orgulho e da Mentoria Nhaí By Amstel. O objetivo é acelerar o ecossistema de bares da comunidade por meio de um programa de mentoria para 17 empreendedores LGBT+ da cidade de São Paulo
“Sabemos da importância que os bares tiveram para a nossa comunidade no passado, como foi no Stonewall, nos EUA, e o Ferro’s Bar aqui no Brasil. Entender a força desses espaços foi essencial para termos esse novo momento da marca. Vamos reunir 17 empreendedores de bares da comunidade para um programa de mentoria ativo. Queremos crescimento pessoal, profissional e que esses bares possam ser fortalecidos para que mais histórias sejam construídas de maneira independente e sustentável”, conta Raquel Virgínia.
Feira da Diversidade
Nesta quinta-feira (19), a Amstel deu vida ao Bar do Orgulho, com o fim de mostrar a importância que diversos bares e estabelecimentos tiveram na construção da liberdade de ser da comunidade LGBTQIA+. A ativação, que desde sua idealização à execução é realizada pela Agência VOE, aconteceu dentro da Feira da Diversidade, no Memorial da América Latina.
O espaço contou com um mural que resgata fotos emblemáticas e edições históricas da publicação Chana com Chana, zine criado pelo coletivo GALF (Grupo Ação Lésbica-Feminista). Esse grupo foi responsável pelo Caso Ferro’s Bar, de 1983, quando organizou a distribuição do zine dentro do estabelecimento localizado no bairro da República. Embora o local fosse frequentado por lésbicas, a ação foi reprimida pelo dono do bar e pela polícia. O que era para ser uma distribuição de uma publicação se transformou em um ato político emblemático de resistência à censura e à repressão.
Além do contexto histórico, o espaço todo temático contará com uma programação especial com bandas de samba e pagode tocadas por mulheres lésbicas, como o Samba Maria e o Sapagode. Para manter o Bar do Orgulho como um espaço acolhedor e honrando a longa tradição de mulheres lésbicas, cantoras e brasileiras, o estande da Amstel contará com uma jukebox ativa durante os intervalos das apresentações, reforçando a mensagem que “festejar tá na nossa história”.
Festival Castro
Ainda aquecendo os motores para a Parada, no sábado (21), a Amstel marca presença no Castro Festival como patrocinadora oficial. No festival, a marca anunciará sua atração surpresa para o desfile na Paulista, que promete ser um dos principais shows da Parada em 2025.
Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo
Por fim, a Amstel é a principal patrocinadora da 29ª Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo, na qual levará o 16º trio da festa à Avenida Paulista. “Sabemos a importância de marcas apoiadoras para fortalecer cada vez mais a Parada e por isso, este ano, queremos que o desfile fique guardado na memória. No 16º trio, vamos seguir a Paulista e a Consolação com uma atração musical de peso e animados pelo que está por vir”, celebra Beatriz Ruiz, gerente de brand experience e patrocínios do Grupo HEINEKEN.