Mês do Orgulho

Patrocinadora da Parada LGBT+, Amstel ativa o Orgulho em São Paulo

Com o Bar do Orgulho na Feira da Diversidade, ativação criada pela agência VOE, a marca dá início a uma série de patrocínios e ativações voltados à causa

Chegou o Mês do Orgulho e, com ele, diversos eventos que promovem debates sobre inclusão da comunidade. Quem passou ontem (19) pela Feira da Diversidade, deve ter visto o Bar do Orgulho, uma ativação de Amstel, criada e executada pela agência VOE, que celebrou a história dos bares LGBTQIA+. Mas, esse foi apenas o começo da programação de ações da marca voltadas a esta pauta.

Isso porque a Amstel é também a principal patrocinadora da Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo, que acontece neste domingo (22) na Avenida Paulista. Para o evento, a marca assina o 16º trio elétrico e terá uma atração surpresa — que será revelada no Castro Festival, outro evento da agenda do Orgulho que conta com o apoio de Amstel.

Para João Victor Guedes, diretor de marketing da Amstel no Brasil, seguir com a plataforma de Pride e o patrocínio à Parada do Orgulho reflete a consistência da marca. “No Brasil, nossa história como marca está diretamente ligada à comunidade. Estamos há 10 anos no Brasil e há sete anos como parceiro da Parada. Este ano não seria diferente e seguimos com o patrocínio”, afirma.

“Festejar tá na nossa história”

Para 2025, a marca do Grupo HEINEKEN apresenta uma série de ações e ativações que visam celebrar o presente e olhar para o passado para construir o futuro. “Tudo isso faz parte da nossa consistência de marca, onde queremos festejar juntos, mas também construir histórias e dar suporte em prol do futuro dessa comunidade. Por isso, este ano, olhamos para o passado, festejamos o agora, mas vislumbramos um futuro cada vez melhor”, diz João Victor Guedes.

A mensagem “festejar tá na nossa história” ressoa com o tema principal da Parada do Orgulho de São Paulo deste ano que é “Envelhecer LGBT+: Memória, Resistência e Futuro”.

Mentoria Nhaí By Amstel

Celebrando o agora, mas com olhar no futuro, a Amstel reforça sua união com a empresária e CEO da NhaíRaquel Virginia, pelo quarto ano consecutivo por meio do Negócios do Orgulho e da Mentoria Nhaí By Amstel. O objetivo é acelerar o ecossistema de bares da comunidade por meio de um programa de mentoria para 17 empreendedores LGBT+ da cidade de São Paulo

“Sabemos da importância que os bares tiveram para a nossa comunidade no passado, como foi no Stonewall, nos EUA, e o Ferro’s Bar aqui no Brasil. Entender a força desses espaços foi essencial para termos esse novo momento da marca. Vamos reunir 17 empreendedores de bares da comunidade para um programa de mentoria ativo. Queremos crescimento pessoal, profissional e que esses bares possam ser fortalecidos para que mais histórias sejam construídas de maneira independente e sustentável”, conta Raquel Virgínia.

Feira da Diversidade

Nesta quinta-feira (19), a Amstel deu vida ao Bar do Orgulho, com o fim de mostrar a importância que diversos bares e estabelecimentos tiveram na construção da liberdade de ser da comunidade LGBTQIA+. A ativação, que desde sua idealização à execução é realizada pela Agência VOE, aconteceu dentro da Feira da Diversidade, no Memorial da América Latina.

Bar do Orgulho da Amstel na Feira da Diversidade
Bar da Amstel na Feira da Diversidade, no Memorial da América Latina. Imagem: Divulgação

O espaço contou com um mural que resgata fotos emblemáticas e edições históricas da publicação Chana com Chana, zine criado pelo coletivo GALF (Grupo Ação Lésbica-Feminista). Esse grupo foi responsável pelo Caso Ferro’s Bar, de 1983, quando organizou a distribuição do zine dentro do estabelecimento localizado no bairro da República. Embora o local fosse frequentado por lésbicas, a ação foi reprimida pelo dono do bar e pela polícia. O que era para ser uma distribuição de uma publicação se transformou em um ato político emblemático de resistência à censura e à repressão.

Além do contexto histórico, o espaço todo temático contará com uma programação especial com bandas de samba e pagode tocadas por mulheres lésbicas, como o Samba Maria e o Sapagode. Para manter o Bar do Orgulho como um espaço acolhedor e honrando a longa tradição de mulheres lésbicas, cantoras e brasileiras, o estande da Amstel contará com uma jukebox ativa durante os intervalos das apresentações, reforçando a mensagem que “festejar tá na nossa história”.

Festival Castro

Ainda aquecendo os motores para a Parada, no sábado (21), a Amstel marca presença no Castro Festival como patrocinadora oficial. No festival, a marca anunciará sua atração surpresa para o desfile na Paulista, que promete ser um dos principais shows da Parada em 2025.

Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo

Por fim, a Amstel é a principal patrocinadora da 29ª Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo, na qual levará o 16º trio da festa à Avenida Paulista. “Sabemos a importância de marcas apoiadoras para fortalecer cada vez mais a Parada e por isso, este ano, queremos que o desfile fique guardado na memória. No 16º trio, vamos seguir a Paulista e a Consolação com uma atração musical de peso e animados pelo que está por vir”, celebra Beatriz Ruiz, gerente de brand experience e patrocínios do Grupo HEINEKEN.

Kássia Calonassi
Kássia Calonassi

Head de Conteúdo

Jornalista especializada em Gestão Estratégica de Conteúdo. Líder de Redação, Social Media e Newsletter no Promoview desde 2024, onde atua como Head de Conteúdo e Editora-Chefe. Pesquisadora de Brand Experience e Live Marketing na UFPR.

Jornalista especializada em Gestão Estratégica de Conteúdo. Líder de Redação, Social Media e Newsletter no Promoview desde 2024, onde atua como Head de Conteúdo e Editora-Chefe. Pesquisadora de Brand Experience e Live Marketing na UFPR.