Experiência de Marca

Pará recebe a exposição "Joias de Nazaré"

Com 70 joias, de vários estilos, formatos e preços, a mostra integra o trabalho de<em> designers</em>, ourives, lapidários, cravadores e artesãos às homenagens feitas a Nossa Senhora de Nazaré durante o mês de outubro.

Criatividade, sofisticação e modernidade foram características destacadas pelo público nas peças que compõem a exposição “Joias de Nazaré 2012 – Procissões do Círio – A fé renovada em todos os caminhos”, aberta desde o dia 09/10, no Espaço São José Liberto/Polo Joalheiro do Pará.

Com 70 joias, de vários estilos, formatos e preços, a mostra integra o trabalho de designers, ourives, lapidários, cravadores e artesãos às homenagens feitas à Nossa Senhora de Nazaré durante o mês de outubro.

Com 70 joias, de vários estilos, formatos e preços, a mostra homenageia Nossa Senhora de Nazaré.

Realizada pelo Governo do Pará, por meio das Secretarias de Estado de Cultura (Secult) e de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom), e pelo Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), a décima edição da “Joias de Nazaré” foi aberta com uma cerimônia religiosa na Capela do São José Liberto, celebrada por frei Hermano, da Capela Rainha da Paz.

Após a celebração, a imagem de Nossa Senhora de Nazaré foi conduzida até o local da mostra, onde permanecerá ao lado dos trabalhos dos 17 designers que criaram as peças da coleção, produzidas por microempresários que integram o Programa Polo Joalheiro: Amazon Art Joias, Zeus, Ourogema, Danatureza, Montenegro’s, Amazonita, HS Criações & Design, L&B Joias, Joiartmiro, Antônio Tavares, Sila Brasila, Hanna Mariah, Francileudo Duarte, Ivete Negrão e Camilla Amarall.

A imagem foi entregue por frei Hermano à diretora executiva do Igama, Rosa Helena Neves.

No local da exposição, a Casa do Artesão no Espaço São José Liberto, a imagem foi entregue por frei Hermano à diretora executiva do Igama, Rosa Helena Neves. Segundo a diretora, a cada ano o processo de criação das joias se renova.

Rosana lembrou a determinação dos profissionais do Polo Joalheiro para realizar a mostra, que acontece desde 2003. “Manter as tradições envolve luta e saber enfrentar desafios”, ressaltou a diretora, que agradeceu ao empenho da Seicom e da Secult na concretização de mais esta edição do evento.

Rosa Helena também fez um agradecimento à diretora do Museu de Gemas do Pará, Anna Cristina Meireles; à professora Rosângela Gouvêa, da Universidade do Estado do Pará (Uepa), que coordenou o workshop de criação das joias; ao artista visual Emanuel Franco, autor do projeto de ambientação da exposição; ao fotógrafo João Ramid; a Carlos Figueira e Jaqueline Alves, representantes da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), e a Eraldo Conde, gerente administrativo da Alubar Metais e Cabos, e Mônica Alvarez, relações públicas da empresa, que participaram da cerimônia.

A exposição “Joias de Nazaré 2012 – Procissões do Círio – A fé renovada em todos os caminhos” tem entrada franca e pode ser visitada até 04/11, no Espaço São José Liberto.