O Estado do Pará deverá receber ainda este ano US$ 44 milhões para investimentos em três principais regiões turísticas: Belém, Marajá e Tapajés.
Guardiões de produtos turísticos que estão na preferência dos principais mercados nacionais e internacionais, como o Círio de Nazaré, em Belém, o Arquipélago do Marajó e a vila de Alter do Chão, em Santarém, as regiões turísticas são formadas por dezenas de municípios que estão entre os mais visitados do Estado.
Os recursos devem ser liberados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Ministério do Turismo (MTUR) e contrapartida do Governo do Estado.
Para dar visibilidade aos benefícios e à matriz de investimentos desses recursos em cada região foi realizado no sábado (23/06), o IV Workshop Prodetur à Salvaguarda Ambiental e Social do Programa, como parte da programação do segundo dia da VI Feira Internacional de Turismo da Amazônia (Fita 2012), que acontece no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia em Belém, desde o última dia 21/06.
Adenauer Góes, secretário de Estado de Turismo do Pará, explicou que o workshop apresentou as matrizes dos principais investimentos do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur).
Segundo ele, a Fita, realizada pela Setur e Companhia Paraense de Turismo (Paratur), é uma excelente oportunidade para um diálogo entre os municípios beneficiados, outros municípios do Pará que tenham interesse pelo Programa e o Governo do Estado, executor das ações.