O Grupo Pão de Açúcar e a Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) fecham parceria para a implantação de pontos permanentes e ações itinerantes de logística reversa de resíduos de equipamentos eletroeletrônicos.
Trata-se da primeira ação desse tipo envolvendo uma grande rede de varejo do País, depois da vigência da Política Nacional de Resíduos Sólidos, que determina a estruturação de sistemas de logística reversa para diversos produtos.
A iniciativa entrará em operação em outubro, com a instalação de quatro postos fixos nas lojas Extra Anhanguera, Itaim, Morumbi e Anchieta, em São Paulo.
A ação iniciada agora também contemplará a instalação, até 2014, de pontos de coleta de e-lixo, nas lojas localizadas nas cidades-sede da Copa do Mundo, período que deverá registrar aumento da demanda por substituição de aparelhos de TV, DVD’s, rádios e outros equipamentos eletrônicos.
A estimativa é disponibilizar mais de 20 pontos fixos e realizar mensalmente diversas ações itinerantes em todo o País até o ano do evento esportivo.
Inicialmente, além dos quatro pontos implantados, o cronograma estabelecido para o mês de outubro compreenderá a implantação de outros pontos permanentes fora da capital e a realização de ações itinerantes nas cidades de São Paulo. Posteriormente, serão estabelecidos outros cronogramas para a instalação de novos pontos fixos e móveis em outras regiões da cidade e do País.
“Trata-se da primeira parceria com uma grande rede do varejo, que demonstra o comprometimento do Grupo Pão de Açúcar com as questões ambientais, e que se torna essencial para dar continuidade ao avanço na gestão de resíduos sólidos e certamente será um modelo a ser copiado”, observa Carlos Silva Filho, diretor executivo da Abrelpe.
A entidade recentemente assinou outros dois acordos de cooperação, um com a Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, com foco no desenvolvimento de uma cooperação técnica para a implementação de ações e práticas direcionadas a promover melhorias do setor no Estado, e outro com a Prefeitura Municipal de São Paulo, para implantação de logística reversa de e-lixo.
Para o Grupo Pão de Açúcar, a novidade faz parte do compromisso de ampliar o engajamento dos clientes para o consumo consciente. “Milhões de pessoas passam todos os anos pelas nossas lojas e buscam alternativas para viabilizarem suas práticas de consumo consciente. Colocamos nossas unidades a esse serviço com várias iniciativas. O Grupo trabalha em muitos projetos com o conceito de responsabilidade compartilhada. São com parcerias como essa que atingimos a cadeia completa, o que faz com que todos (indústria, varejo e consumidor) ajudem na construção de um mundo melhor”, avalia a gerente de sustentabilidade do Grupo, Ligia Korkes.
*Imagem meramente ilustrativa.