Este ano, as discussões sobre os rumos do varejo vão passar prioritariamente pela questão da integração dos canais, ou seja, as lojas físicas e o e-commerce. Outros temas importantes, como globalização, o papel do mobile nas decisões de compra e a função social do varejo, também estão na pauta das palestras, que acontecem até o dia 16/01.
A Retail’s Big Show, é composta de exposição de produtos e tecnologias de última geração, seminários, fóruns de debates e apresentação de cases de empresas mundialmente conhecidas. A edição 2013 acontece em Nova Iorque.
Centenas de executivos brasileiros estão em Nova Iorque acompanhando as palestras e informações que vão dar o tom do varejo mundial em 2103. Entre eles, Letícia Valente, executiva da agência brasileira Promovisão, que acompanha o evento e traz as novidades para o leitor do Promoview.
A primeira apresentação de ontem (13/01), reunindo todos os participantes da NRF no mesmo auditório, foi da Coca-Cola.
Na palestra, foi mostrado basicamente como a Coca-Cola, que vende seus produtos em 207 paises, 500 produtos/marcas, e vende 18 bilhões do refrigerante por dia, mostrou como fazer para ter uma comunicação única para países, culturas e comportamentos diferentes num mundo que o comportamento do consumidor muda e aprimora diariamente.
A empresa mostrou suas últimas campanhas de sucesso (nomes na lata, campanha do urso, campanha hug-me/vending machine em Singapura), e, depois, um painel da Coca-Cola com a Walgreens e HNS, empresas do ramos de saúde que agregaram valor com a marca em ações de responsabilidade social.
Sacharita
A Sacharita desenvolveu uma palestra mostrando números e de como o varejo
teve que se adequar com o novo aliado do consumidor: compras on-line.
Apesar do grande desenvolvimento de recursos on-line (site, apps) o varejo não mostrou bons resultados em 2012 devido à grande variedade de ofertas, e, para 2013, a previsão para o varejo on-line não é muito promissor.
Os dados de compras on-line de dezembro foi inferior a novembro – resultado do thanksgiving, quando muitas pessoas adiantaram as compras de Natal com as ofertas em novembro devido à campanha, e o que se esperava aconteceu: dezembro não teve vendas satisfatórias como 2011.
Para 2013, o mercado já está se preparando para que novembro tenha vendas menores para compensar em dezembro com uma margem de lucro maior, e também com menos campanhas e ofertas fora de época.
Tantas ofertas tão fáceis de comprar e os números diminuem, que os consumidores estão chegando num ponto de dar um basta. Estão vendo as oportunidades fora de épocas de campanhas de vendas. Sera que é so isso ou tem mais? Será que vai ter mais ofertas?
O primeiro trimestre de 2013 será fraco devido a tudo que foi antecipado no segundo semestre de 2012, com tantas ofertas. Para 2013, as expectativas são aumento em compras de lojas físicas e declínio das compras em lojas virtuais.