Experiência de Marca

Painel do Esfe debate o potencial turístico do Brasil

Como painelista, o Grupo Radar de Comunicação, organizador do Esfe, convidou Milton Luiz de Melo Santos, presidente da Agência de Desenvolvimento Paulista, instituição que incentiva a inovação no Estado de São Paulo por meio de linhas de crédito específicas.

Devido à sua extensão territorial, o Brasil possui um potencial turístico bastante diversificado. Somente de costa litorânea são mais de três mil KM, isto sem contar suas inúmeras belezas naturais.

Mas porque com tantos atrativos, não conseguimos nos desenvolver e tornarmos uma potência turística?

O Brasil fechou o ano com apenas seis milhões de turistas estrangeiros recebidos. O número pode até parecer bom, mas quando comparado a outros países como França (65 milhões), Estados Unidos (62,7 milhões), Espanha (57,1 milhões) e até mesmo pequenas ilhas do caribe, deve-se acender um sinal de alerta.

Foto: Divulgação.
Milton Luiz2
Milton Luiz de Melo Santos.

Este será um dos focos do segundo painel do quarto Fórum do Setor de Feiras e Eventos (FSFE) que falará sobre Infraestrutura e Destinos, tendo como tema central “Inovando para crescer em 2015”.

Como painelista, o Grupo Radar de Comunicação, organizador do Esfe, convidou Milton Luiz de Melo Santos, presidente da Agência de Desenvolvimento Paulista (Desenvolve-SP), instituição que incentiva a inovação no Estado de São Paulo por meio de linhas de crédito específicas, que financiam projetos inovadores de pequenas e médias empresas com juros a partir de zero e prazos que podem chegar até dez anos.

Com a Copa do Mundo de 2014, a Desenvolve-SP tornou-se uma das principais indutoras de melhorias na infraestrutura e no turismo do Estado. Criou a linha Investimento Esportivo 2014 para financiar melhorias voltadas à infraestrutura das cidades envolvidas com a Copa do Mundo.

Com subsídio do governo paulista, a linha contou com condições especiais de financiamento, como taxa de juros de 2% ao ano (+IPC/Fipe), prazo de até dez anos e carência máxima de 24 meses. Atualmente, a linha encontra-se encerrada, e, no total, foram R$ 115 milhões em desembolsos concedidos para construção de centros esportivos e hotéis em diversas cidades paulistas.

“Nossas linhas de crédito tradicionais são uma ótima opção para os empresários do ramo de hotelaria e turismo. Com as melhores taxas e prazos do mercado, a instituição financia tanto projetos de investimento voltados à implantação, expansão e modernização de pequenos e médios negócios, como a compra de máquinas e equipamentos, além de capital de giro.”, explica Milton.

Com juros mais baixos e prazos mais longos do que os oferecidos pelo mercado tradicional de crédito, a Desenvolve-SP apoia o pequeno e médio empresário de todos os segmentos da economia e as prefeituras paulistas em busca de recursos para ampliar ou modernizar seus empreendimentos. “Essa é a condição fundamental para o crescimento planejado e sustentável da economia estadual que também engloba o desenvolvimento de destinos turísticos.”, completa o empresário.

Alexandre Sampaio, presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA); Wilson Poit, presidente da São Paulo Turismo (SPTuris); e Valdir Walendowsky presidente da Santa Catarina Turismo (Santur) serão os debatedores deste painel, que contará com a mediação de Octavio Neto, CEO do Grupo Radar de Comunicação.

O quarto Fórum do Setor de Feiras e Eventos acontecerá em paralelo ao Encontro do Setor de Feiras e Eventos, a ser realizado no dia 10 de fevereiro, em São Paulo, e contará ainda com mais dois painéis no decorrer do dia.