Perto de metade (45%) dos utilizadores de celulares estão interessados em pagar bens e serviços com o seu telefone, embora a grande maioria mostre preocupação relativamente à segurança deste tipo de transacção.
Os dados são de um estudo realizado pela Accenture, que envolveu consumidores de 11 países, e mostram que ao usarem o telefone para pagamentos, quase três quartos (73%) dos inquiridos revela preocupação com a sua privacidade. Adicionalmente, 70% considera que os pagamentos móveis aumentam o risco de fraude e de roubo de identidade.
Apesar destas preocupações, 62% daqueles que tipicamente usam cartões de crédito para pagamentos não relacionados com telecomunicações afirmam que utilizariam o seu telefone para pagar as suas contas, mediante algum tipo de promoção ou por incremento na experiência de utilização do serviço.
Perto de 60% apontam que os benefícios da utilização desta forma de pagamento poderiam passar por receber promoções com base nas suas anteriores compras e um total de 47% afirmam que concordariam em receber anúncios personalizados nos seus telemóveis.
Por outro lado, 69% indicaram que aceitariam de bom grado receber publicidade no seu celular como parte de um contrato com vantagens, por exemplo, nas tarifas telefônicas.
Os serviços que os utilizadores de smartphones consideram mais úteis como complemento à experiência de compra em lojas físicas passam, por exemplo, pela utilização do equipamento para ler o código de barras de um produto e obter informação adicional on-line sobre o mesmo e pelo registo de cada produto no momento em que se adiciona ao carrinho de compras em vez de o fazer na caixa de saída.
A análise da Accenture teve por base um inquérito on-line feito a 1.100 pessoas em 11 países ( Alemanha, Brasil, China, Coreia, Espanha, Estados Unidos da América, França, Índia, Itália, Japão e Reino Unido).
Os participantes foram questionados relativamente a comportamentos e atitudes face a vários tópicos, incluindo comércio móvel, planos para comprar equipamentos que permitam ligação à internet, atitudes em relação à tecnologia, relação com múltiplos equipamentos, serviços e dispositivos e funcionalidades de entretenimento e informação.