Um dos sócios-diretores da Out Promo, Ricardo Franken, fez parte do grupo de palestrantes convidados da Aiesec ESPM no evento Youth To Business Forum, realizado na última quarta-feira (22/08).
Com o tema “Liderança nas Organizações: Como ser um líder no mercado atual”, o evento iniciou-se com um debate sobre trajetória profissional, com o intuito de promover o engajamento dos alunos com a realidade atual do mercado corporativo.
Além de Ricardo Franken, também participaram do evento os painelistas Adriana Novais, da P&G; Marcelo Castelo, da agência F.Biz; Vanderlei Niehues, da Whirlpool; e o professor da ESPM, Luiz Fernando D. Garcia.
Vanderlei Niehues começou declarando aos presentes que o grande indicador de sucesso no mercado atual é ter flexibilidade. “Dentro de uma mesma Organização, um profissional pode ter desafios de toda natureza, mas é preciso ter pensamento inovador”, alertou.
Adriana Novais acrescentou que é preciso enxergar além e nunca se conformar. “Você tem a posição do tamanho que você quer ter, é o quanto você contribui para o negócio que faz de você um grande profissional”, disse.
Em um discurso inspirador, Ricardo Franken falou aos presentes sobre os desafios do início de sua experiência na Out Promo e sua evolução até hoje. “Para ser um bom líder é preciso, antes de tudo, querer liderar, não se conformar com o segundo lugar”, provocou. “Mas, para liderar, é preciso dar um bom exemplo. Se você faz um negócio bacana, as pessoas naturalmente vão querer trabalhar com você”, ponderou.
Ele contou ainda que, no caso da Out Promo, o segredo do sucesso está em atrair os melhores profissionais. “Ninguém é líder sozinho. Um bom líder precisa de uma boa equipe”, disse. E contou como faz para recrutar e manter a sua equipe.
“Eu e meus sócios sempre nos preocupamos em proporcionar o melhor ambiente de trabalho para os nossos funcionários, não se consegue atrair bons talentos sem dar a eles um lugar gostoso para trabalhar”, ensinou. A Out Promo foi eleita no ano passado a sexta melhor empresa de comunicação para se trabalhar no Brasil, pela consultoria internacional Great Place To Work.
Depois do debate, o grupo foi dividido em salas para pequenos workshops com cada painelista. O workshop da Out Promo foi um dos primeiros a ter suas vagas esgotadas. Em uma sala de aula para cerca de 30 alunos, Ricardo Franken falou por cerca de uma hora sobre o tema: “Confiança para liderar: como desenvolver confiança na formação de líderes para o mercado.”
Com a ajuda de uma apresentação de Power Point, Franken deixou à garotada uma mensagem principal: “Sejam verdadeiros sempre. Com vocês mesmos, com seus superiores, com seus clientes… A confiança está estreitamente ligada à veracidade de todos os lados de uma relação, comercial ou não”, pontuou. Ao final do encontro, ele apresentou o trabalho da Out Promo e respondeu a várias perguntas feitas pelos estudantes.
A Aiesec é uma organização internacional formada e gerida por jovens universitários e recém-graduados com o objetivo de desenvolver habilidades necessárias ao mercado de trabalho. O evento reuniu cerca de 300 alunos de diversos cursos da ESPM e de outras faculdades de São Paulo.