Experiência de Marca

Os valores de uma empresa - por Cezinha Mocelin

Uma empresa se constroi sobre ideias, trabalho e valores. Às vezes podemos nos focar demais nos dois primeiros e esquecer que são os valores que, como um laço, unem todas as esferas de uma empresa. As ideias dão o caminho para onde seguir, o esforço do trabalho constroi esse caminho e os valores definem como percorremos por ele. Nossos avós chamavam isso de princípios.

Cezinha Mocelin e Márcio Carlomagno

Uma empresa se constroi sobre ideias, trabalho e valores. Às vezes podemos nos focar demais nos dois primeiros e esquecer que são os valores que, como um laço, unem todas as esferas de uma empresa. As ideias dão o caminho para onde seguir, o esforço do trabalho constroi esse caminho e os valores definem como percorremos por ele. Nossos avós chamavam isso de princípios.

É a partir dos valores de uma empresa que se cria sua cultura organizacional, sua identidade e sua imagem. O que diferencia duas empresas de um mesmo ramo? Sua singularidade, o que a torna única, é o modo como fazem as coisas – e isso é determinado pela sua cultura e por seus valores.

As grandes empresas trabalham duro para associar características à sua imagem. Dependendo do ramo são atributos como jovialidade, responsabilidade, inovação, eficiência, ou tantos outros. Embora isso possa parecer distante, coisa da publicidade, não é. Tudo está conectado. O trabalho começa de dentro para fora, a partir dos valores internos da empresa. São eles que irão começar a dar uma personalidade à empresa.

Por incrível que possa parecer, valores também determinam a evolução de uma organização. Um dos fatores para o sucesso ou fracasso de uma empresa é como ela se porta, como age e reage às situações. E para isso, os valores são inegavelmente importantes. São eles que orientam os funcionários da empresa no modo de agir e se portar. Em um momento de tomada de decisão, são os valores que servem de guia sobre o que fazer, o que priorizar.

Não é à toa que as grandes empresas do mundo preocupam-se e investem pesado na valorização dos valores e na construção da cultura interna. E não é por ingerências que grandes fusões não deram certo e naufragaram – suas culturas e seus valores simplesmente se chocam.

Valores devem ser mais do que palavras escritas em um papel e esquecidas em uma gaveta. Eles devem ser sentidos, vividos. Eles devem ser assimilados, ser conhecidos mesmo inconscientemente. Devem ser entendidos e postos em prática. Seguir os valores de uma empresa significa, de fato, pertencer a ela. Significa contribuir verdadeiramente para a ascensão da organização. Significa contribuir para o próprio desenvolvimento e construir uma identidade e uma marca.

É por tudo isso que acreditamos na importância dos valores para uma empresa. É por isso que nossa agência está se empenhando para desenvolver e alinhar seus valores. É por isso que queremos que nossos colaboradores os sintam e os vivam verdadeiramente. Um esforço que não é dos mais simples, mas que vale a pena lutar por ele.

Cezinha Mocelin - CEO da OC Promotionsarts.