Publicado originalmente em 10/07/12.
Cá estamos nós diante de uma realidade: o Brasil tem grandes e ilustres profissionais espalhados de Norte a Sul. Por isso é tão difícil escolher entre tanta gente boa.
Antigamente, muito antigamente mesmo, era no eixo Rio-São Paulo que se concentravam os nomes de destaque da publicidade e do marketing promocional. E ficava difícil mesmo encontrar alguém que criasse, produzisse, planejasse ou atendesse com a expertise e a formação dos profissionais desse eixo. Hoje não. Isso mudou.
Espalhados pelo Brasil, temos nomes brilhantes, profissionais de primeira, muito bem formados e qualificados, gente que devia receber prêmios, ser indicada em qualquer lista que se fizesse País afora. Por isso, é natural vermos hoje prêmios regionais para poder dar conta de tanto talento. Afinal, cada mercado pode, melhor que ninguém, dizer quem fez ou faz o quê e merece destaque.
Então, hoje, por acaso, me dei conta de que devo listar alguns desses nomes, porque, viajando por aí, conhecendo o trabalho dessa gente especial e recebendo deles notícias, conheci muita coisa boa, muito case fantástico.
No Produtores Promoview, conheci o trabalho do Ken Miyata e do Guilherme Ishikawa, de São Paulo; da Marcia Machado e da Valeria Coelho, do Rio de Janeiro; do Edu Smith, de Brasília; da Marcela Silva, de Goiás; da Sabrina Silveira, do Rio Grande do Sul; da Raquel Bessa de Campinas; da Aurea Falcão e do Harold Kelly, de Pernambuco; da Fabiana Picolloto, do Paraná e por aí vai.
E por que não falar do Rafael Liporace, do Rio de Janeiro; do Agnaldo Viriato, de Pernambuco; do Karrant Santos, de Fortaleza; da Aline Lasza, da Bahia; do João Paulo Galvão, de Natal, da Ana Alice Soares, do Rio Grande do Sul; do Renato Villamarin de Belo Horizonte; do Carlos Wagner, da Grazy Prezutti e da Vânia Bicego, do Paraná; do Thiago Rocha de Goiânia e do Bruno Barra, de Brasília, no Planejamento?
Ah!, do Ricardo Gertrudes, de São Paulo; do Godoy, do Rio Grande do Sul; do Rodrigo Coelho e do Sulivan Cruz, do Paraná; da Aline Brault, da Bahia; do Paulo Barreto, de Pernambuco; do Alan James, da Débora Tenca e do Márcio Formiga, do Rio de Janeiro, todos criativos de mão e cabeça cheia.
Posso falar também da Marcia Wolf e da Tamara Araujo, do Rio de Janeiro; da Fabiane Madriles, de São Paulo; do Aldo Malucelli, da Elaine Moro e do Cezinha Mocelin, do Paraná; do Norton Savin de Ribeirão preto; da Flavia Takeda, do Rio Grande do Sul; da Vanessa Camurugy, da Bahia; da Marcela Cunha, de Goiânia; da Elaine Batista em Campo Grande lá no Mato Grosso do Sul; e da Jaqueline Moura, de Pernambuco, se o assunto for Atendimento.
Enfim, se continuar a pensar e a ouvir os cases, certamente, vou encontrar mais uns 100 nomes de ponta pelo Brasil para colocar nessa lista de talentos.
Espalhados pelo País, eles merecem o nosso aplauso e o nosso reconhecimento e podem (por que não dizer devem?) estar em quaisquer listas que se faça.
É com muita alegria que percebo que o marketing promocional cresceu e tomou forma de Brasil, que pode, em qualquer Estado, dar conta do recado, que pode disputar de igual para igual qualquer prêmio e qualquer espaço.
A esses profissionais (e a outros que, por ventura, deixei de colocar aqui, mas que você pode listar abaixo nos comentários), minha homenagem. Vocês estão na minha lista dos Grandes Profissionais do Ano do Brasil.