Experiência de Marca

Você conhece a realidade aumentada?

Integrar os dois mundos é um desafio para as marcas e agências de publicidade, principalmente as que trabalham com o consumidor final e se deparam com um padrão de comportamento totalmente novo: o consumidor que "virtualiza" e cria conteúdo do que experimenta.

Por Gustavo Franco.

A integração do off-line com o on-line e a convergência de mídias é pauta de discussão constante desde o boom da web 2.0 e o fenômeno das mídias digitais. Integrar os dois mundos é um desafio para as marcas e agências de publicidade, principalmente as que trabalham com o consumidor final e se deparam com um padrão de comportamento totalmente novo: o consumidor que “virtualiza” e cria conteúdo do que experimenta.

Realidade. Em um mercado onde as maiores oportunidades de negócio se encontram no mundo virtual, analisar a realidade em um artigo onde se lê Foursquare no título, pode parecer estranho. Mas na verdade, é ai que mora a questão.

As ações de marketing de ativação e promocional já têm um longo histórico de cases de sucesso no off-line, no real, e viu suas ferramentas migrarem para o mundo digital vertiginosamente. Agora, porque não unir as ações off-line aos recursos digitais para ampliar os seus efeitos?É ai que a realidade entra, só que a “realidade aumentada“.

Realidade aumentada é um conceito que vem da tecnologia da informação. É quando uma informação do mundo digital se integra a o mundo real, ampliando a experiência da realidade. O Foursquare é mestre e exemplo disso. Diversas marcas já perceberam a oportunidade e estão trabalhando ativamente com essa convergência.

A Tabasco, marca mundial de molhos e pimentas, é um exemplo. Através de uma ação em hotsite, a marca conseguiu reunir uma comunidade em torno das dicas que os usuários deixavam nos restaurantes que possuíam os produtos Tabasco através do Foursquare. A promoção envolvia outros usuários que visitavam os pontos de venda e acessavam as dicas através dos seus dispositivos móveis. Os que tivessem dicas mais votadas, ganhavam um kit exclusivo da marca. 

Ainda exemplificando, a Prudence, marca de preservativos da mundial DKT, também realizou ação recente em uma de suas ativações em parceria com a Revista Sexy. Através de um roteiro criado no Foursquare pela marca, as pessoas acompanharam, pelos seus smartphones, os pontos de parada da blitz que aconteceu em bares e baladas da capital de São Paulo.

A ativação teve seu efeito ampliado, pois os consumidores, usuários do Foursquare, ficavam sabendo da ação ao realizar o “check-in” no estabelecimento e consequentemente ficavam mais receptivos. Eles próprios aumentaram a realidade para o virtual, enviando mensagens para suas redes sociais mencionando a ação “off-line” da marca. 

A integração do off-line com o on-line já não é uma coisa tão nova assim lá fora. Ainda estamos aprendendo a trabalhar a convergência de mídia. Todavia, ações pioneiras das marcas brasileiras servem para impulsionar a aceitação das novas ferramentas digitais pelas áreas decisórias das empresas. Criar experiências no consumidor 2.0 torna-se cada vez mais desafiador para o marketing promocional. É galera, hora de adicionar mais uma rede no caderninho de senhas.