Em parceria com a Prefeitura de Florianópolis, a Oi testa, a partir desse mês, telefones de uso público (TUP) que oferecem acesso à internet por tecnologia wi-fi. A capital catarinense será a primeira cidade do País a contar com esse serviço.
O primeiro orelhão será instalado no Largo da Catedral e a previsão é de que 30 aparelhos sejam instalados até o fim de 2013. Usuários do Brasil e do Exterior, clientes de qualquer operadora, que tenham um dispositivo compatível com tecnologia wi-fi, poderão se conectar à internet gratuitamente, desde que estejam num raio de 50 metros dos aparelhos, aproximadamente.
A instalação do serviço de wi-fi em telefones públicos faz parte da estratégia da rede Oi WiFi. Lançada em novembro de 2011, a rede tem o objetivo de atender à crescente demanda por acesso à internet móvel gerada pela popularização de smartphones e tablets.
Na fase de teste dos orelhões, o acesso gratuito será ilimitado, bastando para isso o cliente se cadastrar no portal, que aparecerá logo após o usuário se conectar à rede Oi WiFi. Esse período é fundamental para o entendimento da demanda e para a garantia de um serviço de qualidade para a população.
Ao longo do próximo ano, a expectativa é ampliar significativamente a oferta do serviço por meio desses aparelhos.