Cantar e Viver o Brasil é um espetáculo, desenvolvido pela OC Promotions Arts, que conta, pelos caminhos do teatro, a história política do País e a trajetória da Música Popular Brasileira no Século XX.
Nesta peça teatral, um grupo de estudantes embarcou em uma emocionante viagem pelo conhecimento, após uma sugestão do professor de História, e trouxeram à tona um apaixonante panorama da Música Popular Brasileira no mesmo período, refletindo os momentos vividos por uma nação.
Fundada em 1979, a Editora Positivo é especializada no segmento educacional e concentra toda a produção editorial do Grupo Positivo. A empresa edita, publica e comercializa livros didáticos, paradidáticos e de literatura, atlas e dicionários (com destaque para o dicionário mais importante da língua portuguesa, o Dicionário Aurélio), e está presente em mais de duas mil escolas particulares do Brasil com o Sistema Positivo de Ensino.
No intuito de promover a sua marca e fidelizar as escolas conveniadas por meio de suas Ações Especiais, a Editora Positivo pretendia oferecer dentro do calendário letivo uma programação que pudesse unir conteúdo escolar e entretenimento.
Nesta ação de fidelização, aproveitar as datas próximas das provas dos vestibulares também faria dela uma importante aliada na formação dos adolescentes que estivessem envolvidos. E, como objetivo secundário, envolver a comunidade estendendo a abrangência da ação, com a possibilidade de geração de mídia espontânea.
Viajar pelas diversas regiões do Brasil, onde estão as escolas conveniadas ao Sistema Positivo de Ensino, levando conhecimento através da arte, da música e do teatro. Uma experiência didática com o intuito de contribuir para despertar a consciência mais analítica e ativa em cada cidadão. Assim nasceu a peça teatral Cantar e Viver o Brasil, um musical desenvolvido para jovens de 13 a 17 anos de idade com conteúdo pensado e direcionado para este público.
Ela retratou os fatos e os momentos mais importantes da nação brasileira e percorreu décadas, desde a República Velha até a atualidade, conduzido por adolescentes imersos em uma fascinante busca pelo saber. No palco, sete atores cantores representam uma tarde de estudos de sete amigos, que se reúnem para fazer um trabalho de história, em que vivem situações típicas dos adolescentes: alegrias, muita diversão, paixões, dúvidas, desilusões.
Uma banda composta por quatro músicos profissionais executaram as quase 30 músicas que compõem o espetáculo, com duração aproximada de 1 hora e 40 minutos. Para estender à comunidade, em cada cidade foi prevista uma sessão beneficente aberta ao público, sempre à noite, com arrecadação de alimentos em prol de alguma instituição beneficente local – a entrada para esta sessão era um quilo de alimento não perecível.
Ainda reforçando a fidelização das escolas conveniadas, após as apresentações, o elenco e músicos do espetáculo realizaram visitas às sedes destas instituições educacionais para uma conversa informal com alunos e educadores.