Por Ariane Feijó, editora internacional do Promoview
O significado de integração na comunicação e no marketing está mudando. Ele tem mais a ver com o poder revolucionário das ideias do que com a combinação das disciplinas. Estas foram as frases do brasileiro PJ Pereira, fundador da Pereira O’Dell, presidente do júri de Branded Content & Entertainment e jurado de Integrated no Eurobest 2013, que aconteceu de 04 a 06/12, em Lisboa.
De fato, o maior encontro da criatividade europeia mostrou ousadia, bravura criativa, arte urbana e belos exemplos de projetos digitais integrados na vida diária dos consumidores.
Para o live marketing, sensibilidade foi uma palavra bastante repetida no tema experiência de marca. A Cheil apresentou uma pesquisa que aponta que 48% dos consumidores no Reino Unido acreditam que a experiência de compra pode ser aprimorada ao combinar canais no PDV ( in-store), on-line e nos dispositivos móveis.
Nos prêmios entregues, o fim das fronteiras entre disciplinas mostra-se claramente com um peso grande para a excelência do on-line. Confira a seguir alguns dos principais Grand Prix do último festival criativo de 2013:
GP Promo & Activation: SMFB Oslo, Norway, ‘7 Days of Rain’, Geox
A lista completa de vencedores com os videocases (em inglês) pode ser vista aqui.