Por: Gustavo Menyou
Alguma vez você já se perguntou o que os consumidores pensam da comunicação da sua empresa? Será que vocês andam falando a mesma língua ou esse tipo de preocupação nem passa pela sua cabeça?
Se você não quer ver seu respeitável público se interessando por algum concorrente, é bom ficar atento. Assim como em qualquer tipo de relacionamento, é fundamental buscar o diálogo e manter a sintonia.
A afinidade entre a sua marca e os consumidores tem que estar refletida em cada detalhe. Ao aprovar uma campanha, foto ou mesmo o casting de uma ação, procure deixar de lado a sua cor favorita, as suas preferências estéticas, enfim, o seu gosto pessoal.
A comunicação é basicamente um processo de identificação. Quanto mais a sua marca se aproximar dos valores, do universo cultural e comportamental do público-alvo, maiores serão as chances de conquistá-lo.
Construir esta química talvez seja o papel mais importante de uma agência. A pertinência, a relevância e a eficácia da comunicação estão muito acima de egos, vaidades e gostos pessoais.
Em uma agência com foco em atender bem o seu cliente, todos opinam e contribuem, incluindo o cliente, mas é a ideia que dá a palavra final. A sua capacidade de seduzir, emocionar, informar, e, principalmente, gerar resultados. Afinal, é isso o que realmente importa.