Experiência de Marca

O ponto de venda para o Dia das Mães

O Dia das Mães está chegando. Neste ano, será comemorado no dia 13/05. A data, considerada o “segundo Natal” em negócios, traz excelentes oportunidades para a indústria e para o comércio em diversos segmentos de mercado.

Por Jonathan Dagues.

O Dia das Mães está chegando. Neste ano, será comemorado no dia 13/05. A data, considerada o “segundo Natal” em negócios, traz excelentes oportunidades para a indústria e para o comércio em diversos segmentos de mercado. Para aproveitar a ocasião e se destacar da concorrência, entretanto, é necessário planejar e executar uma estratégia promocional diferenciada, com ações inusitadas que chamem a atenção do consumidor.

A data pode ser explorada tanto por indústrias com linhas de produtos voltadas ao público feminino – segmentos de beleza, decoração, vestuário, entre outras, como pelo varejo – supermercados, perfumarias, lojas de roupas e shopping centers. Indiscutivelmente, é hora de centrar os melhores esforços para atender a demanda por produtos que têm o consumo incrementado neste período.

Sabe-se que é no varejo que se completa todo o ciclo de investimento de uma indústria de bem de consumo. Por isso, apostar no PDV é uma boa estratégia, não só no Dia das Mães, mas em todas as datas em que o comércio tem seu movimento aquecido. Afinal, é no ponto de venda que o consumidor toma a decisão de compra.

Entretanto, é importante lembrar que tudo que acontece neste local pode influenciar positivamente ou, pelo contrário, negativamente a compra. Diante de tantas ofertas e tantas ações para dar visibilidade aos produtos, tantos lançamentos e produtos de qualidade, criatividade pode ser o fator determinante para quem deseja se destacar nessa época do ano.

Criar um ambiente agradável no PDV, onde os produtos estejam bem posicionados, ou colocar demonstradoras bem treinadas para atrair os clientes em lojas de maquiagem, ou mesmo promotoras qualificadas em estabelecimentos que comercializem produtos tecnológicos, como o tão sonhado iPad, ou a última edição de um moderno celular, pode fazer toda diferença.

Estimular os sentidos também é uma boa estratégia. Sabemos que nossa percepção do mundo é, prioritariamente, visual. Somos influenciados pela organização do espaço e por decorações alegres e atrativas que estimulam o ato de compra. Displays e materiais promocionais podem completar essa atratividade, em busca da conquista do consumidor. O objetivo é criar intimidade entre os clientes e os produtos oferecidos.

É importante ressaltar ainda que as lojas possuem perfis diferentes e sortimento de produtos compatíveis com seus objetivos. Portanto, é fundamental que a estratégia promocional adotada esteja alinhada à estratégia de marketing e de comunicação da empresa. Assim, além de alavancar vendas, a ação pode servir para reforçar as marcas dos produtos ou os próprios pontos de venda.