Em busca de novos fãs

O Mundial de Clubes da FIFA chegará ao Roblox: saiba como

Em parceria com a Gamefam, FIFA leva seu principal torneio de clubes a um dos jogos mais populares da indústria mundial

A FIFA e o jogo Roblox, da Gamefam, serão protagonistas de uma nova — para não dizer inusitada — parceria: a autoridade máxima do futebol mundial levará o Mundial de Clubes, um dos seus mais tradicionais torneios, a um dos games mais populares da indústria mundial.

A parceria tira proveito do conceito “jogo dentro do jogo” que permeia a marca Roblox: usuários mais ávidos da ferramenta (e marcas) conseguem criar experiências exclusivas por meio da tecnologia da empresa — uma dessas criações é o Super League Soccer, um jogo de futebol dentro do universo Roblox.

Parceria entre FIFA e Roblox deve trazer novos fãs para o esporte bretão

fifa roblox super league soccer
Imagem: Roblox/Divulgação

A ideia por trás dessa união é permitir à FIFA encontrar uma nova geração de fãs dentro de Roblox. Segundo o Statista, 25% dos usuários da plataforma têm entre 17 e 24 anos. Nesta ação, a autoridade de futebol prevê uma experiência de lançamento de abertura pouco antes do torneio na vida real.

A saber, a estreia da Copa do Mundo de Clubes da FIFA começa no dia 14, sábado.

Na ação com Roblox, 13 dos mais de 30 clubes participantes estarão na ação de FIFA — incluindo os brasileiros Flamengo e Fluminense — além Manchester City, Borussia Dortmund, Boca Juniors, que estarão disponíveis como times jogáveis pela primeira vez na Roblox.

Todas as equipes estarão jogáveis em Super League Soccer pela primeira vez, e vários dos patrocinadores da copa também serão representados por suas logomarcas dentro das partidas virtuais.

Participantes que se logarem para jogar poderão disputar itens disponíveis em caráter limitado. Além disso, a ação inclui:

    Gameplay Imersiva: Os jogadores irão competir em um torneio no estilo do Mundial de Clubes da FIFA contra outros participantes e completar desafios únicos para ganhar pontos em missões que envolvem vencer partidas, marcar gols, realizar carrinhos bem-sucedidos, defesas e muito mais.

  • Itens virtuais: os jogadores poderão resgatar seus pontos para desbloquear recompensas exclusivas com marcas oficiais, que incluem chuteiras, luvas, bonés, bolas oficiais do torneio, efeitos de gol e muito mais
  • Interação direta com os clubes: Flamengo, Fluminense, Manchester City, Borussia Dortmund, Boca Juniors, Al Hilal, Fluminense FC, CF Monterrey, SL Benfica, Red Bull Salzburg, entre outros, estarão disponíveis como times jogáveis no Roblox
  • Acompanhamento do Mundial de Clubes da FIFA 2025: o jogo (virtual) contará com atualização em tempo real dos jogos (reais), à medida que os resultados se definem, e o chaveamento será atualizado dentro do jogo
  • Patrocinadores do Torneio: além de ativarem durante o evento com anúncios em transmissões, sinalização nos estádios e conteúdos nas redes sociais, os patrocinadores da FIFA também estarão presentes no jogo com itens virtuais e placas publicitárias à beira do campo

“A forma como as gerações Z e Alpha vivem o esporte está mudando, saindo do papel de espectadores passivos para uma participação ativa — e a Roblox está no centro dessa transformação. Eles não estão apenas assistindo às partidas,estão entrando no jogo, personalizando seus avatares e criando conexões em tempo real com fãs de todo o mundo. Esta ativação é mais um passo dentro da visão ampla que estamos construindo com a FIFA, onde ligas, clubes, torneios, associações filiadas e marcas se unem de maneiras totalmente novas”, diz Ricardo Briceno, Chief Business Officer da Gamefam.

Rafael Arbulu

Redator

Jornalista há (quase) 20 anos, passeando por editorias como entretenimento, tecnologia e negócios, sempre com um olhar crítico e praticamente nostálgico. Por toda a sua carreira, sempre buscou detalhar desde as tendências mais disruptivas do mercado até as curiosidades culturais que desafiam a lógica do "só porque é novo, é melhor". Fã de vinis, cervejas especiais e grandes sagas literárias, ele traz para os textos doses generosas de referências pop – mas sem esquecer que, no universo corporativo, até o lado B precisa fazer sentido.

Jornalista há (quase) 20 anos, passeando por editorias como entretenimento, tecnologia e negócios, sempre com um olhar crítico e praticamente nostálgico. Por toda a sua carreira, sempre buscou detalhar desde as tendências mais disruptivas do mercado até as curiosidades culturais que desafiam a lógica do "só porque é novo, é melhor". Fã de vinis, cervejas especiais e grandes sagas literárias, ele traz para os textos doses generosas de referências pop – mas sem esquecer que, no universo corporativo, até o lado B precisa fazer sentido.