Começa nesta terça-feira (07/01), a edição 2014 da consagrada convenção de tecnologia, a Consumer Electronics Show (CES). Durante o evento, que acontece até o dia 10/01 de janeiro, grandes fabricantes do setor, como Samsung e LG, por exemplo, irão mostrar ao público seus novos gadgets e que devem chegar às prateleiras de todo o mundo ao longo do ano.
A feira anual realizada em Las Vegas, nos Estados Unidos, a CES apresenta as principais tendências e apostas do mercado de tecnologia para o ano. Em 2014 não será diferente, o evento contará com mais de três mil empresas de 150 países.
O evento atrai a atenção da imprensa do mundo inteiro. Em 2013, mais de cinco mil jornalistas foram credenciados para cobertura, sendo 1.808 de fora dos EUA.
Samsung anuncia ‘Smart Home’
A Samsung Smart Home é a nova aposta que a gigante sul-coreana irá exibir na feira de eletrônicos CES 2014. Visando criar um ambiente conectado dentro da casa dos consumidores, a novidade chegará ao mercado na primeira metade de 2014 e permitirá que Smart TVs, smartphones, tablets e outros aparelhos domésticos possam se conectar a um aplicativo central unificado.
O ambiente conectado da casa é apenas uma das vantagens do sistema, que se baseia em três pilares: Device Control, Home View e Smart Customer Service.
Com o Device Control, um único aplicativo poderá dar ordens para todos os seus aparelhos domésticos, desde a sua TV e smartphone até sua geladeira e máquina de lavar roupa, passando até mesmo pelo dispositivo de pulso Galaxy Gear.
É possível ainda utilizar comandos de voz nos aparelhos que tiverem suporte para tal função, criando um ambiente completamente interativo. Ao dizer “Estou saindo” ou “Boa noite”, todos os seus eletrônicos conectados ao Smart Home poderão se desligar automaticamente e as luzes de sua casa serão apagadas.
O foco do Samsung Smart Home será inicialmente TVs, smartphones, tablets e aparelhos domésticos da própria Samsung, eventualmente se estendendo para outros dispositivos da empresa e também de parceiras.
Para tanto a empresa criou o SHP, Smart Home software protocol, para tornar possível a compatibilidade entre dispositivos tão diferentes.
A Acer irá lançar novidades para sua linha Iconia de tablets. Um deles é o A1-830 que, segundo o site Engadget, é o mais avançado dos lançamentos. Com a traseira em alumínio, o dispositivo tem tela de oito polegadas, Android 4.2.1 e 1 GB de RAM.
A memória interna tem 16 GB de capacidade, podendo ser expandida para até 32 GB via micro SD. O tablet estará posicionado na faixa de preço dos dispositivos de baixo custo, e, nos EUA, custará 150 dólares.
LG na CES 2014
O ultrabook é um dos gadgets da lista de lançamentos da LG na CES 2014. Pesando 980 gramas e com apenas 13,6 milímetros de espessura, o 13Z940 conta com processador Intel Core i5 de quarta geração e oferece tela full HD de 13,3 polegadas.
Outro produto que será apresentado pela LG é o Tab Book 2. O híbrido, que pode ser usado como tablet ou notebook, conta com teclado e roda Windows 8.1. Sua tela, que é full HD, tem 11,6 polegadas e seu processador é um bom Intel Core i5 de quarta geração. Em relação ao seu tamanho, o dispositivo tem quase 17 milímetros de espessura e pesa pouco mais de um quilo.