Experiência de Marca

O marketing promocional do amor está no ar

Considerada a terceira data mais importante para ativações de marca, perdendo apenas para o Natal e Dia das Mães, o Dia dos Namorados faz a alegria não só dos apaixonados, como do mercado em geral. Promoview preparou uma seleção das principais ações realizadas para a data. Confira!

Considerada a terceira data mais importante para ativações de marca e ações de marketing promocional, perdendo apenas para o Natal e Dia das Mães, o Dia dos Namorados faz a alegria não só dos apaixonados, como do mercado em geral.

O marketing promocional mais uma vez foi a ferramenta usada para que as marcas ativassem seus produtos e estreitassem laços de relacionamento com o seu público.

Os shoppings, de Norte a Sul do País, com o objetivo de alavancar as vendas, veem, nas datas comemorativas, o momento mais propício para realizar ações promocionais. Em 2013, mais uma vez, o foco principal das premiações ficou em sorteio de carros e viagens. Mas, teve quem apresentou novidades.

Um deles, com foco na sustentabilidade, foi o Morumbi Shopping. Com o mote: “Seu amor vai dar voltas por São Paulo”, o mall vai premiar os clientes com 30 pares de bikes customizadas pelos artistas plásticos Chivitz e Jana Joana.

O respeito ao meio ambiente é fundamental para que possamos ter melhor qualidade de vida, e, o fato dos shoppings apostarem nessa ideia, é um fator bastante positivo. Outro que investiu nesse segmento foi o Iguatemi Campinas que sorteará cinco bicicletas elétricas dobráveis da marca LEV.

A grande vantagem do marketing promocional é que ele propicia ir além dos tradicionais sorteios, e, foi justamente o que fez o Norte Shopping, no Rio de Janeiro, que montou um parque de diversões para os românticos e apaixonados de plantão. Veja aqui.

A Pepsi, por sua vez, também saiu do tradicional, e resolveu dar uma chance também para os solteiros em sua ação promocional.

A marca incentivou a postagem de fotos no Instagram, utilizando a ferramenta de geolocalização do aplicativo. Os casais foram convidados a espalhar o amor por diversos pontos do Brasil, mostrando “bons lugares para curtir a dois”.

Feito isso, o solteiro mais votado e escolhido pela comissão foi premiado com uma viagem, com acompanhante, para um lugar badalado: Florianópolis, em Santa Catarina.

As redes sociais, mais precisamente o Facebook, foram as mais usadas para realização das ações de marketing promocional.

A Iquine usou o Twitter para lançar a sua promo “Nas cores do amor”; a Pernambucanas optou por deixar os namorados na moda, com sorteio de vales-compras; a rede de restaurantes Viena levou ao Facebook o ‘Paixômetro’, todos os que aderiram à brincadeira vão receber as declarações de amor no Dia dos Namorados, via e-mail.

A Taco também foi ao Facebook para sortear dois de seus produtos na loja virtual; a Positivo Informátiva, mesmo que por intermédio das redes sociais, optou por um “revival” e promoveu um “Correio elegante”.

A marca de relógios Seculus também utilizou o Facebook, porém, promoveu um game para os casais apaixonados. Mondaine, por sua vez, quis que os apaixonados vivessem momentos simples e românticos, por intermédio da apresentação de um vídeo com dicas de como viver isso.

Na Nicoboco, as frase de amor valeram prêmios. A Marisa, fez com que os apaixonados, porém em dúvida, assumissem de vez o relacionamento. A Amarula usou o Instagram para pedir aos namorados que cultivassem o amor.

O Boticário, além de brindes no ponto de venda, sorteou duas viagens para Veneza, na Itália. Para comemorar o dia 12/06 namorando, paquerando, enrolado, ficando ou até mesmo “na pista”, a Mix Brand Experience assinou a ação de marketing promocional “E Você, tá o quê?” para quem disse, berenice?.

Saindo das redes sociais, mas ainda com o marketing promocional do amor no ar, a Chandon, além de ambientar suas vitrinas, fechou parceira com vários restaurantes em todo o País, para presentear os casais com uma Chandon Brut Rosé. A Imaginarium utilizou o ponto de venda para criar o manifesto do amor.

Apostando em alternativas diferentes, um motel em Natal (RN), ciente de que o Dia dos Namorados é o de maior movimento, resolveu dar um incentivo a mais para os que são amantes de futebol, e, ao entrar na suíte, o cliente é recebido pelo hino do clube de coração tocando por 30 segundos. A decoração começa pela garagem, personalizada com as bandeiras, além de frases conhecidas das torcidas.

Independentemente de qual ferramenta de marketing promocional foi utilizada para promover marcas e produtos, o que importa é que o amor está no ar, e, os promocitários, continuam dando show com sua imensa criatividade.