Experiência de Marca

O Dia da Integração_final

A palestra de Bill Clinton em Cannes foi um momento de grande inspiração para todos os profissionais - e leigos - da área da comunicação que se encontravam naquele fim de tarde no grande auditório do Palais des Festivals.

A palestra de Bill Clinton em Cannes foi um momento de grande inspiração para todos os profissionais – e leigos – da área da comunicação que se encontravam naquele fim de tarde no grande auditório do Palais des Festivals.

O que o ex presidente americano fez foi simplesmente responsabilizar de forma profundamente inspiradora as pessoas envolvidas em comunicação a usarem o seu trabalho como uma ferramenta para criar um mundo melhor. Isso até pode parecer brega. E já não há saco para qualquer conversa sobre caridade e ações humanitárias, mas os clichês só são  assim se não forem reinterpretados. E nisso, a criatividade muda tudo.

Nessa análise da mudança de paradigma na publicidade mundial, como consequência de todas as mudanças que a sociedade está vivendo, trazemos um case que contou com muita coragem, não só por parte da agência, mas por parte das marcas que concordaram participar.

A Saatchi & Saatchi Milão, para assinalar o dia mundial de pessoas com Síndrome de Down, resolveu mudar a cara de todos os personagens da TV italiana em uma campanha chamada Dia de Integração.

Dos anúncios publicitários – remake que contou com o apoio das marcas – aos âncoras de Jornal da Noite, durante um dia inteiro todas as caras conhecidas da televisão foram substituídas por pessoas com Síndrome de Down. A campanha se espalhou a anúncios de imprensa e aos outros meios.

Mas veja o emocionante case que inclui os anúncios tradicionais e os refeitos a propósito da campanha.

A ação criou tanta consciencialização que acabou repercutindo mundialmente. E quando foi anunciado que tinha ganho em Direct na categoria Melhor Campanha Integrada Recorrendo a Marketing Direto, em PR, e em Media não foram os diretores criativos que subiram no palco, nem foram os executivos da agência. Quem subiu no palco foram duas pessoas com Síndrome de Down que estiveram ativamente envolvidas na campanha.

Foi fácil reconhecer a coragem dos envolvidos e ficamos conhecendo mais um exemplo do papel reestruturador que a comunicação pode ter. De fato a plateia se rendeu. E foram aplaudidos de pé.