O Boticário acaba de ser reconhecido como a marca de beleza preferida durante o São João na região Nordeste. A informação é da pesquisa Kantar, que avaliou os hábitos e escolhas dos consumidores durante o período junino de 2025. O reconhecimento é resultado de uma estratégia robusta que alia comunicação regionalizada, investimento em cultura e, principalmente, experiências vividas ao vivo com o público.
Para a pesquisa, foram entrevistados homens e mulheres entre 18 e 50 anos que participaram ou tiveram contato com eventos de São João em 2025, nos nove estados do Nordeste. O levantamento aconteceu nas principais praças juninas da região — como Caruaru, Campina Grande, Mossoró e Maracanaú. Como resultado, O Boticário foi a marca liderança em Top Of Mind, consideração como a primeira escolha, preferência e atributo de imagem.
Presente em mais de 200 festas espalhadas pelo Nordeste, a marca ganhou relevância no contexto do São João a partir de uma estratégia robusta de brand experience. Todavia, além da presença, O Boticário se preocupou em entender os signos próprios da cultura regional e do São João, e, para isso, contou com a agência nordestina Dot. Promo, que assinou a estratégia de experiências da marca para a festa popular.
Além disso, a consistência da estratégia é um ponto chave. Há nove anos, a marca investe em campanhas com foco regional, que valorizam as tradições culturais nordestinas.
Caruaru se tornou case de sucesso da marca
A estratégia regional do Boticário ganhou força especialmente em Caruaru (PE), considerado o maior São João do mundo, onde a marca atua como patrocinadora e apoiadora desde 2022. Ao longo desses quatro anos, a Dot. Promo é parceira da marca em São João. “O São João virou case de marketing de experiência com resultado e, há 4 anos, O Boticário confia na Dot. para criar ativações memoráveis”, afirma Caju Almeida, COO da agência.
Este ano, em parceria com a agência, o Boticário levou para a festa a “Casa São João do Boticário”, que foi inspirada nas casas-museu e exposições culturais interativas, e contou com camarim para retoque de maquiagem, experimentação de produtos, espaço de foto e jogos interativos. Dados de mercado reforçam a importância de estar presente na festa: só Caruaru gerou R$ 737,6 milhões em impacto econômico e atraiu mais de 4 milhões de visitantes, de acordo com a prefeitura do município.
A Dot. Promo também entregou as ativações de São João da marca nas cidades de Caruaru (PE), Maracanaú (CE), Petrolina (PE), Campina Grande (PB), Imperatriz (MA), São Luís (MA), na celebração de São João da Thay e no Arraial do Iphem, e Mossoró (RN), Maceió (AL), Irecê (BA) e Cruz das Almas (BA).
Parcerias locais que fazem a diferença
Para Jacqueline Tobaru, diretora de marketing regional do Boticário, o público nota o compromisso da marca em gerar experiências reais, valorizando a cultura, a identidade em cada detalhe. “Mais do que presença de marca, buscamos criar conexões verdadeiras com cada consumidor, entendendo suas histórias, necessidades e tradições. Essa preferência é resultado de um trabalho construído ao longo dos anos com escuta, presença e sensibilidade. Temos um time local e contamos com parceiros e agências nordestinas que pensam, criam e executam para seu próprio povo, com autenticidade e orgulho”, diz a diretora.
“Entender o Brasil é reconhecer a força das culturas locais. Valorizamos sotaques, ritmos e tradições porque é o que nos conecta. O reconhecimento do Nordeste confirma isso: O Boticário é a marca preferida do São João, com a Dot. junto, criando para quem vive a festa de verdade”, conta Simone Malta, CEO Dot. Promo.
Estratégia regional de O Boticário
O São João não é um caso isolado para a marca, que está cada vez mais expandindo sua estratégia voltada ao local. No ano passado, por exemplo, O Boticário levou experiências de Natal em todos os estados do Brasil e Distrito Federal, em uma campanha com mais de 37 ativações físicas. No Carnaval 2025, a marca ativou em 15 cidades, passando pelas cinco regiões do país.
Essa presença se estende a festivais locais, como o Funn Festival, em Brasília, o Curitiba Country Festival, no Paraná, e até o João Rock, em Ribeirão Preto. Chama atenção, ainda, o case Verão do Norte — há dois anos O Boticário leva ativações às praias da Região Norte durante o inverno.
A regionalização da comunicação foi tema de artigo da Carolina Carrasco, Diretora de Branding e Comunicação das marcas Boticário e Quem Disse, Berenice?, publicado no Promoview, e também do podcast Na Escuta, em episódio com a Marcela De Masi, Diretora de Branding, Comunicação e Mídia do Grupo Boticário.